ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Enem dos concursos anuncia nesta segunda-feira a convocação de candidatos negros

Resultado será divulgado em edição extra do Diário Oficial da União

Por Gabi Cenciarelli | 23/12/2024 13:49
Candidatos em frente ao local onde foi realizada a prova do concurso (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)
Candidatos em frente ao local onde foi realizada a prova do concurso (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) prometeu publicar, ainda nesta segunda-feira (23), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital específico para convocação dos candidatos que concorrem às vagas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para pessoas negras.

Entre os 2,11 milhões de inscritos confirmados que disputam as 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 se autodeclararam pardos e pretos e concorrem a vagas reservadas às cotas raciais.

A reserva de vagas para pessoas negras nos concursos públicos é garantida desde 2014, pela Lei nº 12.990, que destina 20% das vagas oferecidas nos processos seletivos a esse público. O MGI ainda complementa a legislação e estabelece os procedimentos de heteroidentificação, para comprovar ou não a condição étnico-racial de uma pessoa por meio de uma comissão de avaliadores.

De acordo com o ministério, o edital diz que os candidatos deverão consultar, no site da Fundação Cesgranrio, a Área do Candidato para verificar a convocação, a data, o horário e o local determinados para sua “banca de heteroidentificação”.

Os candidatos convocados para a nova etapa deverão consultar, na área do candidato, os cargos para os quais foram habilitados para o envio de títulos. Já o upload dos títulos deverá ser feito nos dias 2 e 3 de janeiro de 2025.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias