ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  28    CAMPO GRANDE 14º

Direto das Ruas

Pó preto causado por siderúrgica de MS se espalha por casas e causa transtorno

Moradores relatam que o problema é diário, prejudicando a saúde e a rotina

Por Izabela Cavalcanti | 28/07/2025 11:52


RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Moradores de Ribas do Rio Pardo sofrem com pó preto emitido por siderúrgica local. A poeira, composta por partículas de óxidos de ferro, invade as casas diariamente, afetando a saúde e a qualidade de vida da população. Roupas, móveis e utensílios domésticos ficam cobertos pela fuligem. A professora Maria Aparecida Forte, moradora afetada, relata a dificuldade de manter a casa limpa e a preocupação com os problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos. Com a chegada de agosto, mês comumente mais seco e com vento na região, a expectativa é de que a situação se agrave ainda mais, intensificando a poluição e os riscos à saúde.

Residências em Ribas do Rio Pardo estão sendo diariamente cobertas por pó preto vindo de uma siderúrgica instalada na região. O vídeo enviado ao Campo Grande News, por meio do canal Direto das Ruas, mostra a professora Maria Aparecida Forte, de 54 anos, passando a mão sobre os móveis da casa e recolhendo a sujeira que se acumula com frequência.

Segundo ela, o problema ocorre todos os dias e tem afetado a qualidade de vida da população. “Moradores de Ribas do Rio Pardo sofrem com a poeira preta da siderúrgica Vetorial. Todos os moradores ao redor da empresa sofrem com isso. Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios sofrem ainda mais. Sem contar que a casa nunca está limpa. Nem pensar em deixar roupa branca secando na varanda”, lamentou.

Pó preto causado por siderúrgica de MS se espalha por casas e causa transtorno
Pó preto acumulado sobre o freezer em residência de Ribas do Rio Pardo (Foto: Direto das Ruas)

Em agosto, ela acredita que a situação irá piorar. “É o mês que mais venta, e já está seco o clima. Aqui não tivemos chuva ainda, faz mais de mês”, completou.

O pó preto é conhecido como pó magnético, formado por partículas de óxidos de ferro, durante a produção de aço. Comuns em áreas próximas a siderúrgicas, essas partículas causam poluição e podem causar riscos à saúde. O Campo Grande News entrou em contato com a empresa e aguarda o retorno.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.