Sem empresas habilitadas, UFMS prepara nova licitação para restaurantes
Edital para Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá será lançado até o fim de agosto
Após a ausência de empresas habilitadas para operar os Restaurantes Universitários de Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) lançará nova licitação até o fim de agosto. O novo certame visa garantir a retomada do serviço de alimentação e a implantação do café da manhã nos câmpus do interior.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Segundo o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Hercules Sandim, os processos anteriores foram declarados fracassados na última semana, após nenhuma das empresas participantes dos grupos 2, 3 e 4, correspondentes aos três câmpus, ter passado da fase de habilitação. O pregão mais recente, de número 90.014/2025, foi publicado em maio e recebeu entre 16 e 19 propostas por grupo.
- Leia Também
- UFMS é acionada na Justiça por fechamento de restaurante universitário
- Após ficar parada por 8 anos, ampliação do restaurante da UFGD será inaugurada
A licitação atual faz parte de um esforço iniciado em dezembro de 2024, interrompido por indícios de irregularidades no RU de Três Lagoas, situação que foi denunciada pela própria universidade e segue sob investigação da Polícia Federal. Após apuração interna e recomendações da Controladoria-Geral da União, o edital foi reformulado com novos critérios técnicos e nova pesquisa de preços.
Enquanto os trâmites seguem no interior, os estudantes da Cidade Universitária, em Campo Grande, terão pela primeira vez acesso ao serviço de café da manhã no RU a partir de 4 de agosto. A unidade passará a oferecer as três refeições diárias, café da manhã, almoço e jantar, logo no início do segundo semestre letivo.
“Esta é uma proposta do nosso plano de trabalho e que, felizmente, vamos iniciar na Cidade Universitária. Tenho certeza de que em breve teremos o café da manhã em Corumbá, Aquidauana e Três Lagoas”, afirmou a reitora da UFMS, Camila Ítavo.
Nos câmpus de Aquidauana e Corumbá, seguem funcionando os serviços de almoço e jantar. Já em Três Lagoas, o RU continua fechado, à espera da recontratação de prestadora para a retomada do atendimento.
Para garantir suporte aos estudantes durante o período sem funcionamento do RU no Câmpus de Três Lagoas, a universidade publicou nesta segunda-feira (28) novo edital emergencial de auxílio alimentação. O benefício amplia o atendimento para além dos 350 estudantes cadastrados no primeiro semestre. As inscrições vão até 10 de agosto, e o pagamento referente a agosto será feito em setembro. O auxílio será mantido até que o restaurante volte a funcionar no câmpus.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.