ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

"Se quiserem, limpem vocês”, diz dono de terreno onde ladrões se escondem

A atitude revoltou moradora da Vila Planalto, que afirma já ter denunciado a irregularidade diversas vezes

Idaicy Solano | 01/03/2023 16:26

Moradora reclama de terreno baldio abandonado na Rua Danilo Buffa, na Vila Planalto, que se tornou abrigo de moradores de rua, depósito de lixo e serve de esconderijo para ladrões que invadem as casas da vizinhança. No local há um ponto de ônibus tomado por mato alto, móveis velhos, garrafas, pneus e sacolas espalhadas.

Procurado pela vizinhança, o dono do terreno teria dito: "Não vou limpar, se vocês quiserem limpem vocês”. A atitude revoltou a moradora, que disse já ter pedido várias vezes uma solução para o problema. "Não entendo como a gente faz tanta denúncia e ele não é multado, eu não acho justo a gente ter que ficar fazendo isso [limpar o terreno]”.

O relato é de uma mulher que mora no local há 20 anos e pediu para ter a identidade preservada, porque segundo ela: "O dono do terreno gosta de causar confusão com os moradores".

Uma igreja tentou ficar responsável pela limpeza, em troca de usar o espaço como estacionamento, mas o proprietário não teria concordado. "Ele só aparece a hora que ele vê que estão mexendo pra colocar alguma coisa, aí ele aparece e faz o maior barraco”, diz a moradora.

Ainda segundo relato da moradora, ladrões se escondem no mato para observar as casas: "As crianças correm risco, é ruim pra gente, todas as casas aqui de perto já foram invadidas, a minha casa já foi invadida”.

Cerca de três meses atrás, o proprietário do terreno mandou atear fogo no entulho, o que causou transtorno na vizinhança por conta do clima seco e do risco das chamas se alastrarem para as casas. Os moradores se juntaram e apagaram o fogo com auxílio de baldes de água: “A mando dele um senhor toca fogo, a gente apaga e ele fica bravo, [o fogo] pode chegar nas casas”.

A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) informou que o setor de fiscalização da secretaria irá verificar se o terreno mencionado já foi alvo de vistoria fiscal anteriormente, e será encaminhada a fiscalização.

Fiscalização - Ao ser identificado um imóvel ou lote urbano sujo, o proprietário é notificado para realizar a limpeza. A notificação é enviada via Correios por Aviso de Recebimento (A.R.). Após o recebimento do A.R. o proprietário tem o prazo de 15 dias úteis para realizar a limpeza.

Passado o prazo, o auditor fiscal da Semadur retorna ao local para vistoria, e caso não tenha sido cumprida a notificação, o proprietário é então multado. A multa varia entre R$ 2.944,50 e 11.778,00. A Semadur não tem a competência legal de realizar limpeza de terrenos.

Denúncia - O descarte irregular de resíduos em vias públicas ou terrenos se configura em crime ambiental. Quem presenciar o descarte irregular de resíduos pode denunciar para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153.

Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias