ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  07    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Abertura de empresas em MS atinge nova marca histórica em março

Com 1.201 empresas aberta, Estado atinge maior índice para o mês desde o início do levantamento, há 25 anos

Por Gabriela Couto | 07/04/2025 17:33
Abertura de empresas em MS atinge nova marca histórica em março
Reprodução da página da Jucems digital usada para abrir empresas (Foto: Bruno Rezende)

Em março de 2025, a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou um número histórico de 1.201 novas empresas, o maior índice para o mês desde o início da série histórica, há 25 anos.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em março de 2025, a Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) registrou 1.201 novas empresas, um recorde histórico para o mês. No primeiro trimestre, foram abertas 3.750 empresas, mantendo a tendência de superar mil registros mensais. Desde 2017, os números de abertura de empresas têm crescido anualmente, com 10.117 novas empresas em 2023 e 11.164 em 2024. O setor de Serviços lidera os registros, seguido por Comércio e Indústria. Campo Grande é o principal polo de negócios, com 463 novas empresas em março, seguido por Dourados e Chapadão do Sul. A Jucems investe em tecnologia para facilitar a vida dos empresários.

No primeiro trimestre do ano, a Jucems já contabiliza 3.750 novas empresas, com 1.298 registros em janeiro e 1.251 em fevereiro. Esses números demonstram uma tendência inédita de superação da marca de mil registros mensais, consolidando um novo padrão de abertura de empresas em Mato Grosso do Sul.

A sequência de recordes anuais iniciada em 2017 segue firme, com os números de 2023 já impressionando. No ano passado, a Jucems registrou mais de 10 mil novas empresas (10.117), superando a marca em 2024, com 11.164 registros. A expectativa é de que o número de empresas abertas em 2025 ultrapasse novamente os 11 mil, uma vez que os totais mensais seguem acima de mil novas aberturas.

O presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, comentou sobre as perspectivas para o setor. "A expectativa de crescimento se mantém. A Junta Comercial se compromete a cada vez mais investir em inovações tecnológicas, neste ano estamos ainda procurando partir para a inteligência artificial de forma a simplificar a vida do empresário", afirmou.

Com o objetivo de acompanhar as tendências globais, a Jucems tem se dedicado a modernizar seus processos e integrar novas tecnologias que favoreçam os empreendedores e o ambiente de negócios no Estado.

Em alta - O setor de Serviços é o que lidera o número de registros, com 911 novas empresas. O Comércio segue em segundo lugar, com 252 registros, enquanto a Indústria aparece em terceiro, com 38 novas empresas.

Dentre os subsetores que mais se destacaram, estão os Serviços combinados de Escritório e Apoio Administrativo, e a Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo, ambos com 58 registros. Também chamam a atenção as novas empresas nas áreas de Atividade Médica Ambulatorial (50 registros), Holdings de Instituições Não-Financeiras (37), Cultivo de Soja (28) e Atividade Odontológica (26).

Além disso, o setor de Transporte Rodoviário de Cargas (23 registros), Restaurantes e Similares (21) e Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial (20) completam a lista dos segmentos mais dinâmicos, refletindo a diversidade e o dinamismo do ambiente empresarial local.

Distribuição - Em termos regionais, Campo Grande segue como o maior polo de geração de negócios no Estado, com 463 novos registros de empresas em março. Dourados e Chapadão do Sul também se destacam, com 133 e 123 registros, respectivamente.

Outras cidades com bom desempenho na abertura de empresas foram Três Lagoas (62), Naviraí (32) e Ponta Porã (23). O interior do Estado, com uma forte presença de municípios como Nova Andradina (22), Maracaju (20), Sidrolândia (18) e Corumbá (15), demonstra um cenário de expansão e fortalecimento da economia local.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias