ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUARTA  14    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Estado adota viabilidade automática para abertura de empresas em municípios

Sistema usa mapa virtual, libera endereço na hora e começa por Rio Brilhante

Por Ketlen Gomes | 14/01/2026 12:57
Estado adota viabilidade automática para abertura de empresas em municípios
Novo sistema da Junta Comercial de MS verifica automáticamente endereços para abertura de empresas. (Foto: Divulgação)

O governo iniciou a implantação da viabilidade automática para abertura de empresas em todos os municípios do Estado. O sistema foi desenvolvido pela Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), e permite a consulta instantânea da viabilidade locacional. A ferramenta entrou em operação no início de 2026 e integra a Rede Sim Conectada, plataforma usada para simplificar procedimentos empresariais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governo estadual implementou um sistema de viabilidade automática para abertura de empresas em Mato Grosso do Sul. Desenvolvida pela Jucems, a ferramenta utiliza georreferenciamento para análise instantânea da viabilidade locacional, eliminando etapas manuais e reduzindo o tempo de resposta.Rio Brilhante é o primeiro município a adotar o sistema, que será expandido gradualmente para outras prefeituras. Em 2025, o estado registrou mais de 13 mil novas empresas, demonstrando o sucesso da simplificação dos processos empresariais através da Rede Sim Conectada.

A verificação do endereço ocorre por meio de mapa virtual com uso de georreferenciamento. A plataforma analisa a localização informada pelo empreendedor e libera a viabilidade de forma automática. O modelo elimina etapas manuais e reduz o tempo de resposta no processo de abertura de empresas.

Segundo a Jucems, o sistema seguirá um padrão único e será disponibilizado gradualmente às prefeituras. A checagem cruza dados do zoneamento urbano com o endereço informado. O objetivo é garantir mais rapidez, previsibilidade e segurança ao setor produtivo.

Rio Brilhante foi o primeiro município a adotar a viabilidade automática no Estado. O sistema já está em funcionamento e permite a liberação imediata da viabilidade locacional. O presidente da Jucems, Nivaldo da Rocha, afirma que a ferramenta amplia a capacidade de atendimento das cidades.

“A viabilidade automática visa simplificar e agilizar a localização de um novo empreendimento, para que o empresário tenha resposta mais rápida”, disse.

O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, destacou que a modernização da Junta Comercial é resultado de um trabalho contínuo do Estado. “Fechamos 2025 com mais de 13 mil novas empresas abertas em Mato Grosso do Sul, por meio de um processo cada vez mais simples e rápido”, afirmou. Segundo ele, a implantação pioneira em Rio Brilhante marca o início de uma nova etapa para o ambiente de negócios.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.