Por emprego, fila quilométrica e cinco horas de espera em Campo Grande
A busca pelo emprego fez Benedito Alexandre Paes, 57 anos, chegar às 3h40 deste sábado (dia 20) ao portão da Uniderp, na rua Ceará, em Campo Grande. Ele é o primeiro da gigantesca fila que se formou para participar da Feira da Empregabilidade, que oferta 300 vagas de emprego e estágio. “Fiz questão de chegar cedo porque a esperança é a última que morre”, diz Benedito.
Ele, que é técnico em contabilidade, está desempregado há dois meses. “Meu último emprego foi de motorista e trabalhei por um ano e dois meses”, relata. Casado e com dois filhos ainda crianças, Bendito conta que está disposto a assumir qualquer função. “Acredito que esse tipo de feira ajuda muito as pessoas a conseguirem recolocação”, afirma.
Há quatro meses sem trabalho, o almoxarife Jardson Jairo do Nascimento Samaniego, 22 anos, chegou às 4h e era o terceiro da fila. “A crise afetou a empresa e, como no meu setor tinha duas pessoas, optaram por me desligar porque era mais novo na empresa”, diz.
A feira de empregos começou às 9h e a entrada foi conforme a ordem de chegada. Coordenadora do evento, Hilda Daniela Borges afirma que são 19 empresas presentes no local e mais três enviaram relação de vagas, que ficarão expostas num mural.
“Nosso papel é atingir a comunidade, não só com vaga de emprego. Mas pode sair como microempresário, recebendo informações sobre como usar a habilidade que tem para montar algum negócio”, relata. Auxiliar administrativo, operador de telemarketing e vendedor são algumas das vagas disponíveis.