Receita Federal alerta para golpe com falso aplicativo para declarar o IR
Software malicioso rouba os dados do contribuinte
A Receita Federal emitiu um alerta para o golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda. A temporada de declaração do acerto com o Leão começou na sexta-feira (15) e vai até 31 de maio.
Conforme comunicado do órgão, “campanhas maliciosas foram identificadas, visando induzir os usuários a baixar e instalar aplicativos falsos através das lojas de aplicativos para dispositivos móveis”. O alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do governo federal.
O endereço falso permite a instalação de um software malicioso criado para danificar sistemas e roubar dados do contribuinte.
A Receita Federal pede para que os contribuintes acessem somente o aplicativo disponível na página do órgão para fazer a declaração (clique aqui). Em Mato Grosso do Sul, foram entregues até às 9h desta terça-feira 47.425 declarações. São esperadas, ao todo, 623.365.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.