“Agora começa a correria”: 115 mil alunos da Reme voltam às aulas nesta segunda
Secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, acompanhou retorno em escola no Tiradentes
Os 115 mil alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino) retornam para as salas de aula em Campo Grande nesta segunda-feira (4). Para alguns pais, agora começa a correria do 2º semestre, e para as crianças e adolescentes, os sentimentos oscilam entre animação e nervosismo. Já os 45 mil da REE (Rede Estadual de Ensino) retomam os estudos a partir de terça-feira (5).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Cerca de 115 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande retornaram às aulas nesta segunda-feira (4), enquanto 45 mil estudantes da Rede Estadual iniciam o segundo semestre na terça-feira (5). O retorno foi marcado por estreias de novos alunos e expectativas para o período letivo. A Secretaria Municipal de Ensino destaca avanços na infraestrutura escolar, com 25 unidades já climatizadas, renovação completa do mobiliário e instalação de parquinhos em todas as escolas. O secretário Lucas Bitencourt também ressalta a importância da participação dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) este ano.
Com a manhã de chuva, a volta às aulas na Escola Municipal Oliva Enciso, localizada no Bairro Tiradentes, foi tranquila e de estreia para uma das filhas da auxiliar administrativa Gabriela de Cássia, 32 anos. A adolescente de 14 anos morava com a avó em São Paulo e agora se mudou para a Capital sul-mato-grossense.
“Estou tranquila com essa volta às aulas. Já deixei a mais nova na creche e vim deixá-la agora. É o primeiro dia dela aqui, acredito que volte com mais gás”, disse Gabriele, ao lado da filha Luana Jara, que afirmou que estava um pouco nervosa para a estreia na nova escola.
“Nessas férias fiquei com minha irmã e com meus avós. Minha matéria preferida é ciências, quero ser perita criminal”, explicou a adolescente que agora integra a lista de mais de 1.220 alunos.
O marceneiro Sérgio Raimundo de Arantes, 59 anos, também foi deixar a filha na unidade. A menina de 13 anos está no oitavo ano e correu para a sala de aula assim que chegou em frente à escola.
“Sinto-me mais tranquilo agora com a volta às aulas. Eu e minha esposa trabalhamos o dia todo e só a vemos à noite. Passou as férias com o primo e a irmã mais velha”, afirmou o marceneiro.
Já para a auxiliar administrativa Jocileine Pereira de Jesus, 39 anos, agora começa a correria. Com duas filhas estudando na mesma sala e também estreando em uma escola nova, ela não sabe como vai ser a rotina.
“Passaram as férias na casa dos avós paternos e estão começando hoje aqui. Não sei como vai ser. Agora começa a correria”, contou ao lado das meninas de 12 anos, Eloá Vitória, que não está tão animada, e Thaila Carolaine, que estava ansiosa para o retorno.
Acompanhando o início das atividades do segundo semestre, o secretário municipal de ensino Lucas Bitencourt afirmou que a expectativa é de que os alunos se sintam acolhidos e participem da Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
"Este ano, todo o Brasil realiza o exame do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), uma avaliação externa aplicada pelo Ministério da Educação. Diante disso, os alunos do segundo ano, de forma amostral, e todos os alunos do quinto e nono anos participarão do exame, que irá aferir o nível de proficiência e o fluxo escolar. Isso contribuirá para que a escola e o município possam captar recursos", disse o secretário.
Além disso, o titular da Semed (Secretaria Municipal de Ensino) pontuou que hoje 25 das 206 unidades escolares já estão climatizadas e já foram feitas aquisições de equipamentos para as outras escolas.
“Fizemos ainda a troca de 100% do mobiliário e hoje todas as escolas têm parquinhos, brinquedos pedagógicos e retomamos 13 obras paradas. Já fizemos a licitação e a empresa está instalando ar-condicionado em várias salas de aula”, detalhou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.