ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 21º

Educação e Tecnologia

IFMS abre 1.840 vagas para ensino médio com formação técnica gratuita

As inscrições estarão abertas de 11 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente pela internet

Por Geniffer Valeriano | 05/08/2025 16:03
IFMS abre 1.840 vagas para ensino médio com formação técnica gratuita
Polo de Campo Grande do IFMS. (Foto: Divulgação)

O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) vai ofertar 1.840 vagas para estudantes que estão concluindo o ensino fundamental e desejam cursar o ensino médio junto com formação técnica gratuita.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abrirá 1.840 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio. As inscrições acontecem entre 11 de agosto e 8 de outubro, com taxa de R$ 20, e as vagas contemplam 11 áreas diferentes, incluindo informática, administração e agricultura, distribuídas em 10 municípios do estado.O processo seletivo reserva 50% das vagas para alunos de escolas públicas, com cotas específicas para candidatos de baixa renda, negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A prova consistirá em 30 questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, com data ainda a ser definida.

Entre as opções de curso estão: edificações, informática, administração, eletrotécnica, metalurgia, mecânica, agropecuária, alimentos, desenvolvimento de sistemas, informática para internet e agricultura.

As vagas estão distribuídas entre os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As turmas serão ofertadas nos períodos matutino e vespertino.

Para participar do processo seletivo, é necessário concluir o 9º ano do ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2026. Também é obrigatório ter CPF em nome próprio.

As inscrições estarão abertas entre os dias 11 de agosto e 8 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio da “Página do Candidato”, na Central de Seleção do IFMS. Quem não tiver acesso à internet poderá utilizar os computadores de qualquer campus, nas Centrais de Relacionamento.

A taxa de inscrição é de R$ 20, com pagamento via Pix, boleto ou cartão até 9 de outubro. Alunos de escola pública e inscritos no CadÚnico poderão solicitar isenção da taxa até o dia 25 de setembro, durante a inscrição.

Metade das vagas é reservada a estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escola pública. Os outros 50% são destinados a quem estudou parte ou todo o ciclo em escolas particulares. Há ainda cotas específicas para candidatos de baixa renda, pessoas negras, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.

A data da prova ainda será divulgada. O exame terá 30 questões objetivas, distribuídas entre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. O conteúdo programático está no anexo X do edital.

Provas e gabaritos de anos anteriores estão disponíveis no hotsite do Exame de Seleção 2026. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail: processoseletivo@ifms.edu.br.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.