Melhor ensino público em anos iniciais de MS está em Água Clara
Campo Grande ocupa a 35ª posição, com nota total de 5,3
Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, Água Clara apresentou a melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que corresponde do 1° ao 5° ano, com 6,7. O Índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Em segundo e terceiro lugar estão as cidades de Angélica e Nova Andradina, ambas com 6,5. Sonora aparece na sequência, com 6,3, e Taquarussu com 6,2. Já a média 6 foi pontuada pelos municípios de Amambai, Anaurilândia, Costa Rica, Glória de Dourados, Inocência, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Fechando, assim, as 12 melhores notas na avaliação para os anos iniciais.
Já Campo Grande chegou na pontuação 5,3 e ficou na 35ª posição. É o mesmo resultado que as cidades de Batayporã, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba e Paranhos.
A nota mais baixa no ensino público, nos anos iniciais, foi do município de Bodoquena, com seu resultado de 3,9. Foi a única cidade abaixo de 4.
Esse período da educação básica foi o com melhor resultado, pois quando avaliado o total global, Mato Grosso do Sul superou o número de 2021 no ensino público, em que a meta era 5,0 e marcou 5,3. A avaliação para o ensino privado e estadual nessa faixa também está acima do esperado.
O Ideb é o principal condutor de política pública em prol da qualidade da educação. Em todo Brasil, a média 6 só foi alcançada exatamente pelo ensino dos anos iniciais. Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quarta-feira (14) e podem ser acessados na íntegra clicando aqui.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.