Rede estadual realiza “Semana do Saco Cheio” a partir de segunda-feira
Intervalo nas atividades remotas compensará trabalho dobrado dos professores na elaboração de apostilas e aulas a distância
As escolas da rede estadual de ensino tiveram a tradicional “Semana do Saco Cheio” antecipada e as aulas remotas estão suspensas a partir de segunda-feira. Atuando desde março no regime a distância, em decorrência da pandemia, os mais de 20 mil profissionais e 210 de mil estudantes devem voltar a rotina de estudos depois do dia 7 de setembro.
Comunicada pela secretária Cecilia Motta, no dia 17 de agosto, o “recesso” será para aliviar professores que trabalharam dobrado na elaboração de apostilas de aulas remotas.
“Se trata de um período de descanso para todos os nossos profissionais e estudantes envolvidos na execução das atividades remotas. No início de maio, entre os dias 04 e 18, nós tivemos o recesso escolar antecipado e desde então seguimos com as aulas não presenciais. Será um momento de pausa para todos”, destacou Cecilia.
Vale destacar que as atividades presenciais seguem suspensas em toda a Rede Estadual até o próximo dia 7 de setembro.
Tradicionalmente, as escolas de Campo Grande aderem a semana de folga em outubro devido aos feriados e datas comemorativas seguidos: 11 de outubro, Aniversário de Mato Grosso do Sul; dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida; e 15, Dia do Professor.
Aulas remotas - Em prática desde o final de março, as Aulas Remotas contaram com o apoio da plataforma Protagonismo Digital, que funciona como um acervo de ferramentas para o ensino não presencial. Para complementar esse trabalho, a SED também lançou a parceria com a Google Inc. que possibilitou o acesso aos aplicativos da GSuite for Education, com e-mails criados para todos os estudantes e professores da Rede Estadual, viabilizando o acesso aos canais de suporte às aulas remotas.
Outra parceria firmada durante esse período de atividades não presenciais foi realizada com a Microsoft, que possibilitou a criação de contas que permitem o acesso aos aplicativos do pacote Office 365 e outras ferramentas, agora ao alcance de todos os estudantes e profissionais da educação da Rede Estadual.