ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, DOMINGO  27    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

UFGD oferece 751 vagas para ingresso sem vestibular em cursos de graduação

Seleção será por meio de processo simplificado e resultado sai em 8 de agosto

Por Aline dos Santos | 27/07/2025 15:17
UFGD oferece 751 vagas para ingresso sem vestibular em cursos de graduação
Aula do curso de Engenharia de Alimentos na UFGD. (Foto: Divulgação)

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferece 751 vagas para cursos de graduação. O ingresso é sem vestibular, por meio de processo seletivo simplificado e sem cobrança de taxa de inscrição.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) está oferecendo 751 vagas para cursos de graduação, com ingresso sem vestibular. O processo seletivo é simplificado e gratuito, utilizando a média aritmética das notas de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio como critério de avaliação. As inscrições seguem até o dia 31 de julho, e o resultado será divulgado em 8 de agosto, com matrículas iniciando a partir do dia 11. Metade das vagas é reservada para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas, com recortes específicos para renda e grupos historicamente excluídos. Os cursos disponíveis incluem Engenharia Civil, Ciências Biológicas, Nutrição e Zootecnia, entre outros. A UFGD, sendo uma universidade pública, não cobra taxas de matrícula ou mensalidades.

Por ser universidade pública, a UFGD não cobra matrícula nem mensalidades. As inscrições vão até a próxima quinta-feira (dia 31).

Para se inscrever, a pessoa deve informar a média aritmética das notas finais de Língua Portuguesa e Matemática do 3º ano do Ensino Médio. Essa média será o critério para avaliação. Depois, as notas deverão ser comprovadas no ato da matrícula, por meio do histórico escolar. Se a média informada na inscrição for diferente daquela que consta no histórico, a matrícula será anulada.

O resultado final será publicado no dia 8 de agosto e as matrículas começarão a partir do dia 11 de agosto.

Do total de vagas ofertadas, metade é destinada a estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, há recortes específicos para renda (até ou acima de um salário-mínimo por pessoa) e para grupos historicamente excluídos.

As vagas estão distribuídas em 24 cursos de graduação presenciais: Artes Cênicas; Biotecnologia; Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Engenharia Agrícola; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Aquicultura; Engenharia da Computação; Engenharia de Energia; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Física; Geografia; Gestão Ambiental; História; Letras; Licenciatura em Educação do Campo; Matemática; Nutrição; Química (licenciatura e bacharelado); Tecnologia em Escrita Criativa; e Zootecnia.

Clique aqui para inscrição

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.