Apenas 30% dos leitores acreditam que “RG” para pets irá diminuir abandono
A maioria dos leitores afirmam que o problema continuará igual ou irá piorar
Entre os leitores do Campo Grande News, apenas 30% acreditam que o “RG” para pets irá ajudar a diminuir os casos de abandonos de animais. O Cadastro Nacional de Animais Domésticos começará a ser realizado neste ano de 2025.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma enquete do Campo Grande News revelou que apenas 30% dos leitores acreditam que o novo registro de animais de estimação, previsto para 2025, reduzirá o abandono. 70% acreditam que o problema permanecerá ou piorará. Enquanto alguns veem o registro como uma medida positiva, outros argumentam que a falta de campanhas de castração efetivas e a ausência de atenção aos animais de rua são os verdadeiros problemas a serem enfrentados. Apesar da queda no número de denúncias de abandono e maus-tratos em 2024 em comparação com 2023, o abandono animal continua sendo crime, sujeito a detenção e multa.
Conforme anunciado, o objetivo do “RG” é criar um ambiente mais seguro e responsável, combater o abandono e controlar doenças. O cadastro será totalmente gratuito. Após os tutores fornecerem as informações necessárias, será gerado uma carteirinha com a foto do cachorro ou gato, além de um QR code que pode ser impresso e preso na coleira.
Apesar de uma parcela acreditar que os abandonos de animais irão diminuir, 70% dos leitores que participaram da enquete do Campo Grande News afirmam que o problema deve aumentar ou continuar igual.
“Em um primeiro momento, vai aumentar! Em vez de registrarem, muitos vão abandonar. E todo mundo já percebe qual o intuito de registrar. Meu cachorro já é registrado na Confederação Brasileira de Cinofilia, pela Liberty. Não vou fazer cadastro nenhum!”, afirmou Rafael Lott.
Para Adélia Barbosa o que ajudaria a diminuir os casos de abandono seria o aumento de campanhas de castração nos bairros. “As que têm não são o suficiente ou é longe pra quem não tem veículo para levar”, justificou.
Juscilea Banzato relatou que sua preocupação é relacionada aos animais que vivem na rua. “Quero saber se vai fazer documento dos cachorros de rua, vai por chip neles também? tem um monte de cachorros doentes e gatos porque não pega eles e castra”, comentou.
Abandono - Levantamento da CCZ (coordenadoria de controle de zoonoses) registra que de janeiro a novembro de 2024, foram realizadas 170 denúncias de animais abandonados em residências em Campo Grande e 776 registros de maus-tratos.
O número de casos sofreu uma queda em relação ao ano de 2023, que registrava 281 casos de denúncia de abandono e 951 de maus-tratos.
De acordo com a Lei federal 9.605/98, o abandono de animais é crime, com detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa, a pena é aumentada de um sexto a um terço se o animal morrer.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.