CBF muda regulamento da Copa do Brasil e pode beneficiar times de MS
Todas as fases na edição de 2025 terão possibilidade de disputa de pênaltis em caso de empate
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) publicou, nesta segunda-feira (6), o regulamento específico e a tabela básica da Copa do Brasil masculina de 2025. A principal mudança é que a primeira fase pode ter disputas de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar. A alteração pode beneficiar as equipes sul-mato-grossenses nesta edição.
Operário e Dourados estão classificados e jogarão a primeira fase como mandante no mês de fevereiro nas semanas dos dias 19 e 26. Os jogos deverão acontecer no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, e no Estádio Douradão, em Dourados. O antigo regulamento previa que em caso de empate, o time visitante avançaria à 2ª fase.
No ano passado, por exemplo, o Operário seria beneficiado com uma possível disputa de pênaltis, já que o jogo diante do Operário Ferroviário terminou empatado por 0 a 0. Essa seria a mesma situação do Corumbaense, em 2018, que foi eliminado empatando sem gols contra o Luverdense no Estádio Arthur Marinho.
Possíveis adversários - O Operário está no pote F e pode enfrentar novamente o Operário de Ponta Grossa. Outros possíveis rivais são times recém-promovidos para o Brasileirão Série A como Ceará e Sport. Vitória, Coritiba, Criciúma, Vila Nova-GO, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa também podem estar no caminho do Galo a depender do sorteio.
No caso do Dourados, os possíveis adversários são América-RN, Manaus, São José, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ. Em 2024, o time potiguar eliminou o Costa Rica. A data do sorteio ainda não foi divulgada pela CBF.
A 1ª fase conta com 80 equipes, cujos confrontos serão conhecidos por sorteio, que definirá também o chaveamento da segunda fase. 12 times ingressarão a partir da 3ª fase. São eles: Botafogo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, Paysandu, Flamengo, CRB, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.