Maioria dos leitores denunciaria irregularidades em pré-campanha deste ano
Denúncias devem ser feitas à Justiça Eleitoral por telefone ou aplicativo
A maioria dos leitores, 57%, diz que "está de olho" nas possíveis irregularidades dos pré-candidatos deste ano e afirma que denunciaria ao órgão de fiscalização. Outros 43% dizem não ligar. O resultado foi obtido por meio da enquete do Campo Grande News deste domingo (28).
Alguns casos de pré-candidatos que estariam “queimando a largada” e fazendo campanha eleitorais fora do período regulamentado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foram registrados neste mês. As denúncias também envolvem "possível uso da máquina pública para angariar votos".
De acordo com a Justiça Eleitoral, qualquer propaganda eleitoral que tenha a finalidade de obter votos será proibida antes do dia 5 de julho. A proibição tem como objetivo evitar o desequilíbrio e falta de isonomia nas campanhas eleitorais.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir do fim de junho será possível fazer denúncias pelo aplicativo Pardal, de forma gratuita. Através dele poderão ser feitas as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.