Pagar contas será prioridade para 42% dos leitores em 2026, revela enquete
Outros 36% dizem que irão priorizar economias ou investimentos
Para 42% dos leitores que participaram da enquete desta quinta-feira (1º), a principal prioridade para 2026 será pagar contas. Em seguida, outros 36% afirmaram que pretendem poupar ou investir ao longo deste novo ano.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Em Campo Grande, 46% dos leitores indicam que pagar contas será a principal meta para 2026, seguido por 36% que planejam poupar ou investir, segundo enquete realizada pelo Campo Grande News. O cenário reflete os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, que registrou 219.707 pessoas endividadas na capital, com o cartão de crédito liderando as dívidas (68,7%). Outros objetivos incluem a compra de veículos (13%) e aquisição da casa própria (9%).
O resultado reforça o cenário apontado no último levantamento sobre endividamento, divulgado em 7 de dezembro. Os dados são da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), elaborada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
- Leia Também
- Apesar dos desafios de 2025, maioria dos leitores mantém otimismo para novo ano
- Entre leitores, 74% pretendem apostar na Mega da Virada este ano
Conforme o estudo, em novembro Campo Grande acumulava 219.707 pessoas endividadas, das quais 47.318 afirmaram que não conseguiriam pagar as contas. A pesquisa também identificou que 50,6% das dívidas estavam em atraso há mais de 90 dias.
O principal “vilão” do endividamento segue sendo o cartão de crédito, responsável por 68,7% das dívidas. Na sequência aparecem os carnês (18,6%), financiamento de veículos (11,7%), financiamento imobiliário (10,7%), crédito pessoal (10,5%) e crédito consignado (8,6%).
Na enquete do Campo Grande News, 13% dos participantes informaram que pretendem priorizar a compra de um veículo em 2026, enquanto apenas 9% disseram que irão focar no sonho da casa própria.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



