ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 31º

Enquetes

Quase 80% dos leitores rejeitam PEC que blinda parlamentares

Enquete aponta rejeição de 78% à proposta que limita investigações contra parlamentares

Por Viviane Oliveira | 18/09/2025 08:05
Quase 80% dos leitores rejeitam PEC que blinda parlamentares
Políticos durante votação da PEC da Blindagem, que restringe investigações e prisões de senadores e deputados (Foto: Lula Marques / Agência Brasil)

A enquete realizada pelo Campo Grande News revelou que 78% dos leitores são contra a chamada PEC da Blindagem, que restringe investigações e prisões de senadores e deputados. Outros 12% disseram ser favoráveis e 6% afirmaram que ainda precisam entender melhor o tema.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Leitores do Campo Grande News demonstram forte oposição à PEC da Blindagem, aprovada pela Câmara. A enquete revela que 78% reprovam a proposta que dificulta investigações contra parlamentares, enquanto 12% a apoiam e 6% permanecem indecisos. A PEC, aprovada em segundo turno com 344 votos favoráveis e 133 contrários, altera o processo criminal para congressistas, gerando críticas sobre privilégios e impunidade. A indignação popular se espalhou pelas redes sociais, com críticas à aprovação da PEC. Advogado e leitores expressaram repúdio à medida, considerada um retrocesso para a democracia e um distanciamento entre representantes e sociedade. A PEC segue para análise do Senado, em meio a comparações irônicas e protestos online.

A proposta foi aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados, com 344 votos a favor e 133 contrários. A medida altera regras para abertura de processos criminais contra parlamentares, o que, segundo críticos, reforça privilégios e amplia a sensação de impunidade.

O resultado gerou intensa mobilização nas redes sociais. Para Márcio Ximenes Ramos, a PEC representa “um tapa na cara da sociedade brasileira”. Ele criticou o fato de quatro deputados do Estado terem votado a favor. “Isso demonstra um claro distanciamento entre os representantes e o povo, que clama por justiça e transparência. É urgente que a sociedade civil se manifeste”, afirmou.

Indignação semelhante foi manifestada por outros leitores. “Nós somos contra esse bando de bandidos”, protestou Elizete Rodrigues. Já Sueli Gomes Winkler classificou a proposta como “uma vergonha” e “um retrocesso para a democracia”.

Nas redes, a revolta também se traduziu em comparações irônicas. “Lembram do filme do 007 – Permissão para matar? Aqui, os nobres deputados terão permissão não só para roubar, mas para cometer outros crimes e jamais serem presos. Claro, se o STF deixar!”, escreveu José Carlos Santos. A aprovação da PEC segue agora para análise do Senado.

Quase 80% dos leitores rejeitam PEC que blinda parlamentares

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.