ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 20º

Enquetes

Você já presenciou cenas de maus-tratos em animais?

Responda à enquete ao fim desta matéria ou na capa do jornal e deixe a sua opinião nas nossas redes sociais

Por Murilo Medeiros | 12/11/2024 08:19

Na enquete desta terça-feira (12), o Campo Grande News quer saber se você já presenciou cenas de maus-tratos em animais. Responda à pergunta ao fim desta matéria ou na capa do jornal, e deixe a sua opinião nas nossas redes sociais.

Maltratar animais é crime no Brasil e pode ser punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda do pet. Além de ferir ou mutilar animais, a lei entende como maus-tratos também manter pets em lugares anti-higiênicos ou em locais que impeçam a respiração, movimento ou descanso.

O vídeo acima mostra uma mulher abandonando filhotes de gato, na Rua Taumaturgo, no Bairro Aero Rancho, em Campo Grande. Ela retira uma sacola do caixote de plástico preso à bicicleta e joga os gatinhos no asfalto. Depois, pega a sacola de volta e chacoalha até todos os gatos caírem. Após soltar todos, ela coloca a sacola de volta no caixote. As imagens são do dia 3 de novembro.

Ontem (11), o Campo Grande News mostrou que um cachorro estava acorrentado em um canteiro de avenida com “focinheira” improvisada, feita de garrafa, no Bairro Nova Lima. Apesar da cena suspeita, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) explica que o caso não é de maus-tratos.

De acordo com a delegada titular da Decat, Gabriela Stainle, uma equipe esteve no local e constatou que o animal passa por um tratamento contra carrapatos. "Ele tem passado produto no corpo do cachorro e coloca lá pra secar, fica sentado junto esperando. A focinheira é de plástico e tem furos para o cão respirar e não lamber o corpo e se intoxicar. Ele mostrou dentro da casa onde o cachorro fica, tem comida, água limpa", explica.

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas para a Decat, a Guarda Civil Metropolitana ou Polícia Militar. "A Decat funciona em horário de expediente. Fins de semana, horário noturno e feriados, o ideal é acionar a GCM ou a PM pelo 190 que eles podem conduzir para a Depac", explica a delegada.

As denúncias também podem ser realizadas através do registro de boletim de ocorrência ou pelo e-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br. A Decat fica localizada na Rua Sete de Setembro, 2421, no Bairro Jardim dos Estados.

Cachorro acorrentado à árvore com fucinheira improvisada (Foto: Direto das Ruas)
Cachorro acorrentado à árvore com fucinheira improvisada (Foto: Direto das Ruas)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você já presenciou cenas de maus-tratos em animais?

Sim

52%

Não

48%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias