ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 32º

Enquetes

Você tem tido dificuldades para marcar consulta através do plano de saúde?

Participe da enquete do Campo Grande News ao final da matéria e deixe seu comentário nas nossas redes sociais

Por Clara Farias | 03/07/2024 07:26
Mulher segurando cartões de plano de saúde (Foto: Alex Machado/Arquivo)
Mulher segurando cartões de plano de saúde (Foto: Alex Machado/Arquivo)

O Campo Grande News quer saber, na enquete desta quarta-feira (3), se você tem tido dificuldades para marcar consulta através do plano de saúde? Participe da enquete ao final da matéria ou na capa do portal e deixe seu comentário nas nossas redes sociais.

Tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) o Projeto de Lei 141/2024, que proíbe práticas discriminatórias no agendamento de consultas, exames e outros procedimentos entre pacientes atendidos por planos de saúde e àqueles que são pacientes particulares.

Na prática, o projeto visa acabar como atendimento privilegiado, que faz com que o conveniado espere meses por uma consulta enquanto que o paciente particular é atendido quase de imediato. O texto ainda reforça o atendimento prioritário para crianças de até cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e lactantes.

Conforme a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), o prazo máximo de atendimento para uma consulta básica, é de sete dias úteis. Para a consulta especializada o prazo é de 14 dias úteis. Caso a pessoa atendida pelo plano de saúde não consiga o agendamento dentro do prazo estabelecido, a agência indica um passo a passo. Confira abaixo:

  • Após entrar em contato com médicos e estabelecimentos de saúde credenciados e não conseguir marcar o procedimento dentro do prazo máximo previsto em lei, você deverá entrar em contato com operadora do seu plano de saúde para obter uma alternativa para o atendimento solicitado.
  • Você deverá solicitar o número de protocolo deste contato feito com a operadora como comprovante da solicitação e guardar a data deste contato.
  • Se a operadora do plano de saúde não garantir o atendimento no prazo estabelecido, contado da data do contato com a operadora, você deverá fazer a denúncia à ANS por meio de um dos nossos canais de relacionamento. É importante ter em mãos o número e a data do protocolo do contato com a operadora.
  •  Se a operadora do plano de saúde não oferecer solução para o caso, no prazo previsto na norma, contado da data do protocolo, você deverá, tendo em mãos o número e a data do protocolo do contato com a operadora, fazer a denúncia à ANS pelo telefone 0800 701 9556.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Enquete

Você tem tido dificuldades para marcar consulta através do plano de saúde?

Sim

78%

Não

22%
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google.
Política de Privacidade e Termos de serviço.
A votação para essa enquete terminou.
Nos siga no Google Notícias