Prefeitura entrega obra de contenção contra enchentes na Via Parque
Bacia construída na esquina das avenidas Mato Grosso e Hiroshima tem capacidade para reter até 40 mil m³
A Prefeitura de Campo Grande entregou obra da bacia de contenção localizada na esquina das avenidas Mato Grosso e Hiroshima na tarde desta sexta-feira (5). Com quatro metros de altura o “piscinão” deve coletar até 40 mil metros cúbicos de água da chuva que vem dos bairros mais altos da Região do Prosa, como Carandá Bosque, Mata do Jacinto, Danúbio Azul e Vila Nascente.
A obra, de R$ 6,5 milhões, foi financiada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. O secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, explica que a bacia vai quebrar a força da água. “Vai diminuiu a força e volume de água que desce para o Córrego Reveilleau e para o lago do Parque das Nações Indígenas”, disse.
A contenção da água irá evitar alagamentos e enxurradas região das Avenidas Nelly Martins e Via Pak, próximas ao Shopping Campo Grande. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), apontou que os impactos já foram sentidos esse ano, pois parte da obra estava em funcionamento desde dezembro do ano passado.
“Nós já estamos vivendo o resultado dessa obra, entre janeiro e março tivemos chuvas e essa região não sofreu com enchentes”, disse. A prefeita ainda ressalta que a bacia terá um papel fundamental para evitar o assoreamento do lago do Parque das Nações. “Essa obra é uma barreira de contenção para que não ocorra de novo todo aquele estrago ambiental que aconteceu alguns anos atrás”, completou.
Esta é a primeira bacia de amortecimento construído no sistema gabião na Capital, ou seja, com pedras e telas. Além disso, será plantado grama no entorno para evitar desmoronamento e dar mais durabilidade para a obra.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.