André Rocha conquista bronze e marca a 400ª medalha do Brasil nas Paralimpíadas
Feito coloca atletismo como a modalidade mais bem-sucedida do país na história dos Jogos
Neste domingo, o Brasil alcançou uma marca histórica nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O atleta André Rocha, bicampeão mundial no lançamento de disco F52, para competidores em cadeira de rodas, conquistou sua primeira medalha em Paralimpíadas ao garantir o bronze na prova. Além do feito pessoal, a conquista representou a 400ª medalha do Brasil na história das Paralimpíadas.
André Rocha alcançou a marca de 19,48 metros, garantindo o terceiro lugar no pódio. Apesar de não ter atingido seu recorde pessoal, o atleta trouxe mais uma medalha para o país em uma prova acirrada.
O ouro ficou com o italiano Rigivan Ganeshamoorthy, que estreou em Jogos Paralímpicos de maneira impressionante, quebrando o recorde mundial da classe F52, anteriormente pertencente ao próprio André, com um lançamento de 27,06 metros. A prata foi para o letão Aigars Apinis, que alcançou a marca de 20,62 metros.
O feito de André Rocha também destaca o atletismo como a modalidade mais bem-sucedida do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Até o momento, o atletismo rendeu ao país 181 pódios, sendo 52 medalhas de ouro, 71 de prata e 58 de bronze.
A natação ocupa o segundo lugar nesse ranking, com 135 medalhas (43 ouros, 41 pratas e 51 bronzes), seguida pelo judô, que soma 25 pódios (5 ouros, 9 pratas e 11 bronzes).
Com essa conquista, o Brasil continua a consolidar sua posição como uma potência no esporte paralímpico mundial, celebrando mais uma marca histórica e inspirando futuras gerações de atletas. Neste momento está em quarto lugar no quadro de medalhas. Confira o quadro abaixo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.