Às vésperas do Estadual, confira quais estádios podem receber torcedores
Na quinta-feira (18), somente o Estádio André Borges em Coxim poderia receber torcedores, mas cenário mudou
O Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2024 de futebol profissional terá bola rolando a partir de domingo (21). A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) lista sete estádios que serão usados na primeira fase. Até o momento, cinco de sete estão liberados para receber torcedores.
Ao longo da semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) tinha vetado quase todos os estádios para a principal competição de futebol profissional do Estado. Somente o Estádio André Borges, em Coxim, estava com o "ok" para receber público.
Essa informação foi confirmada pela própria federação. Em contato com os clubes, alguns representantes confirmaram novas praças disponíveis. Os primeiros jogos estão marcados para o domingo. Serão quatro partidas pela primeira rodada. Confira abaixo:
- Coxim x Atlética Portuguesa - 21/01 - 15h - Estádio André Borges - grupo A
- Náutico x Costa Rica - 21/01 - 15h - Estádio Jacques da Luz - grupo A
- Ivinhema x Novo - 21/01 - 15h - Estádio Saraivão - grupo B
- Dourados x Corumbaense - 21/01 - 16h - Estádio Douradão - grupo B
Estádios liberados - O Estádio André Borges está liberado em Coxim para 900 pessoas segundo a FFMS. Além dele, estão disponíveis o Estádio Douradão, em Dourados, para 5 mil pessoas, e o Estádio Saraivão, em Ivinhema, liberado para 4,6 mil; O Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, para 3,5 mil torcedores; e o Estádio Sotero Zarate, em Sidrolândia, para 2,5 mil expectadores.
As informações também foram divulgadas pela FFMS e confirmada em contato com a diretoria do Dourados e Ivinhema. Os laudos para liberação que o MP analisa são do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Engenharia.
Em nota, o MP respondeu que "compete, no âmbito de suas atribuições, verificar a regularidade dos documentos que devem ser apresentados pelos clubes à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e, diante de eventuais irregularidades, exigir dos responsáveis as providências cabíveis".
Sem liberação - O Estádio Laertão é o local onde o Costa Rica manda os seus jogos. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul vetou a utilização do estádio por falta de laudos. Na terça-feira (16), o time recebeu a notificação.
Em entrevista, André Baird explicou que o clube apresentou os laudos indicados pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) antes da reunião arbitral que definiu o formato e calendário do Estadual. Porém, o MP não os considerou suficientes.
Sem resposta - A reportagem do Campo Grande News entrou em contato com Corumbaense, que não respondeu sobre as condições do Estádio Arthur Marinho. O Aquidauanense também não retornou os contatos.
Confira abaixo a situação por estádio:
Nome do estádio (times mandantes) - cidade - situação
- Estádio Laertão (Costa Rica) - Costa Rica - sem liberação
- Estádio Jacques da Luz (Operário; Atlética Portuguesa; Náutico) - Campo Grande - liberado para 3,5 mil torcedores
- Estádio André Borges (Coxim) - Coxim - liberado para 900 torcedores
- Estádio Douradão (Dourados) - Dourados - liberado para 5 mil torcedores
- Estádio Noroeste (Aquidauanense) - Aquidauana - aguardando resposta
- Estádio Sotero Zarate (Novo) - Sidrolândia - liberado para 2,5 mil torcedores
- Estádio Saraivão (Ivinhema) - Ivinhema - libertado para 4,6 mil torcedores
- Estádio Arthur Marinho (Corumbaense) - Corumbá - aguardando resposta
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.