Estaduais seguem neste domingo com estreias de Flamengo, Inter e Corinthians
Bola rola em jogos pelos campeonatos Carioca, Gauchão, Paulistão e Mineiro, com grandes clubes em campo
Os principais campeonatos estaduais do Brasil seguem neste domingo (11) movimentando a abertura da temporada 2026 do futebol nacional. O destaque do dia é a estreia do Campeonato Carioca, que terá como jogo de abertura o confronto entre Flamengo e Portuguesa. Além disso, Internacional, Corinthians, São Paulo e Atlético-MG também entram em campo em seus respectivos estaduais.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Embora a primeira rodada completa do Campeonato Carioca 2026 esteja programada apenas para o meio da semana, a competição começa oficialmente neste domingo. O jogo, válido pela quinta rodada, foi antecipado por conta do calendário apertado do Rubro-Negro, que terá compromissos pela Supercopa do Brasil. A bola rola às 18h (horário de MS), no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Mesmo sendo o mandante, o Flamengo não atuará no Maracanã. O estádio passa por manutenção no gramado e a previsão é de que volte a ser utilizado a partir da terceira rodada do estadual. Atual campeão carioca, o Flamengo chega embalado após uma temporada histórica em 2025, quando conquistou, além do Estadual, os títulos do Campeonato Brasileiro, da Libertadores e da Supercopa. A Portuguesa, por outro lado, teve um desempenho abaixo do esperado no ano passado, terminando a Taça Guanabara na penúltima colocação e sendo eliminada na primeira fase da Copa do Brasil.
No Rio Grande do Sul, Internacional e Novo Hamburgo iniciam a disputa do Campeonato Gaúcho neste domingo, às 17h, no estádio Beira-Rio. O Colorado entra em campo em busca do bicampeonato estadual. Após conquistar o título de forma invicta em 2025, a equipe teve queda de rendimento ao longo do Brasileirão e só escapou do rebaixamento na última rodada. Considerado um dos favoritos, o Inter utiliza o estadual para testar alternativas e ajustar o elenco visando o restante da temporada. Já o Novo Hamburgo retorna à elite do futebol gaúcho após o título da Série A2 e tem como principal objetivo se manter na primeira divisão, buscando posteriormente uma vaga entre os oito classificados para as quartas de final.
Pelo Campeonato Paulista, Corinthians e Ponte Preta estreiam neste domingo, às 15h, na Neo Química Arena. O Timão abre a temporada diante de sua torcida depois de um 2025 marcado por conquistas importantes, com os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil. Em 2026, o clube também disputará a Supercopa Rei, o Campeonato Brasileiro e a Conmebol Libertadores. A Ponte Preta volta a campo após 78 dias da conquista da Série C do Campeonato Brasileiro, o primeiro título nacional da história do clube, que completa 125 anos.
Ainda pelo Paulistão, Mirassol e São Paulo se enfrentam às 19h30, no estádio Maião, em Mirassol, no encerramento da primeira rodada. Após viver o melhor ano de sua história em 2025, o Mirassol chega cercado de expectativas e tenta ir além do desempenho da última edição, quando foi eliminado pelo Corinthians nas quartas de final. O São Paulo inicia a temporada em meio a um cenário político conturbado, a poucos dias da votação do pedido de impeachment do presidente Julio Casares. Dentro de campo, o técnico Hernán Crespo tenta montar uma equipe competitiva para começar bem o estadual.
O Campeonato Mineiro também tem rodada neste fim de semana. Atlético-MG e Betim se enfrentam neste sábado, às 17h30 (horário de Brasília), no Mineirão, pela primeira rodada da edição 2026. O Galo inicia a temporada sob pressão, após protestos de torcidas organizadas em frente ao CT. O Betim, por sua vez, tenta fazer campanha melhor do que na temporada passada, quando terminou em terceiro lugar do Grupo A, com o objetivo principal de permanecer no Módulo I da competição.


