Peão de MS começa disputa pelo 4º título mundial em “temporada muito especial”
Tricampeão mundial inicia a temporada da principal liga de montaria em touros do mundo neste fim de semana
“Vai ser uma temporada muito especial para mim”, disse o sul-mato-grossense José Vitor Leme, que inicia nesta sexta-feira (2) a caminhada em busca do quarto título mundial da PBR (Professional Bull Riders), principal liga de montaria em touros do mundo. Atual tricampeão, o peão de rodeio faz sua estreia na temporada da Unleash The Beast, nome oficial do Campeonato Mundial da PBR, no evento de Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, que segue até sábado (3).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O tricampeão mundial de montaria em touros, José Vitor Leme, inicia nesta sexta-feira sua busca pelo quarto título da Professional Bull Riders (PBR) em Boston, Massachusetts. O sul-mato-grossense de 29 anos retorna às competições após se recuperar de uma lesão nos ligamentos do joelho que o afastou das arenas por três meses. Leme, que protagonizou a maior virada da história da PBR na última temporada, pode se tornar o primeiro tetracampeão da liga em mais de 30 anos. O brasileiro também está próximo de quebrar recordes históricos, precisando de apenas quatro vitórias para se tornar o maior vencedor de eventos da principal divisão e de sete montarias acima de 90 pontos para alcançar nova marca.
Este será o terceiro evento da temporada, mas Leme optou por não competir nas duas primeiras etapas, realizadas em dezembro, para intensificar a preparação após ficar quase três meses afastado das arenas em razão de uma lesão no joelho. Ao todo, a temporada conta com 18 etapas na fase classificatória, que segue até abril, além de dois eventos finais, em maio.
“Tive uma ruptura dos ligamentos LCA e LCM do joelho em setembro e, apesar de já ter voltado a montar nos treinos algumas semanas depois, ainda não havia competido oficialmente. Mesmo recuperado, preferi ficar fora das duas primeiras etapas para voltar com 100% do meu potencial,” explicou o tricampeão.
A ausência inicial não preocupa o atleta de 29 anos, natural de Ribas do Rio Pardo, distante 98 quilômetros de Campo Grande. Conhecido pelo alto aproveitamento nas competições que disputa, José protagonizou na última temporada a maior virada da história da PBR, ao sair da 36ª posição para a liderança do ranking nas últimas cinco semanas. Na ocasião, conquistou 97% dos pontos disponíveis nos dois eventos finais, garantindo o título e o bônus de 1 milhão de dólares. Antes disso, já havia sido campeão mundial em 2020 e 2021.

Caso conquiste o quarto título, o peão se tornará o primeiro tetracampeão em mais de 30 anos de história da PBR. Atualmente, ele divide o posto de maior campeão da liga com Adriano Moraes e Silvano Alves, ambos tricampeões.
Além da disputa pelo título, o brasileiro está próximo de alcançar marcas históricas. Com 29 vitórias em eventos da principal divisão, ocupa a terceira posição entre os maiores vencedores de todos os tempos, a apenas quatro triunfos do recorde. Já nas montarias acima de 90 pontos, consideradas o auge do esporte, soma 88, incluindo a maior nota da história, com 98,75 pontos, e está a sete de se tornar o recordista absoluto.
Os brasileiros podem acompanhar ao vivo todas as etapas do Campeonato Mundial da PBR pelo canal oficial da PBR Brazil no YouTube.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


