Primeira corrida do ano quebra rotina na Capital e leva esporte até a periferia
Participaram 500 pessoas; expectativa é atrair mais moradores da região nas próximas edições
As corridas de rua estão cada vez mais populares em Campo Grande, mas quase nenhuma delas costuma ter percurso distante do Centro ou da região plana e arborizada do Parque dos Poderes. O Circuito Cidade Morena, a primeira competição oficial de 2026 na Capital, quebrou a rotina e levou a prova para a periferia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A primeira corrida oficial de 2026 em Campo Grande inovou ao levar o percurso para a região periférica da cidade. O Circuito Cidade Morena, realizado na Avenida Gury Marques, atraiu 500 corredores que participaram das provas de 5 km, 10 km e 21 km, com largada antes das 6h do domingo. A iniciativa da organização visou descentralizar as competições, tradicionalmente realizadas no Centro e no Parque dos Poderes. A região sul, que concentra cerca de 400 mil habitantes, foi escolhida para democratizar o acesso ao esporte. Guilherme Santos venceu a prova principal de 21 km com tempo de 1h11min41s.
Foi preciso acordar cedo para participar. A largada foi antes das 6h deste domingo (25), na Avenida Gury Marques, via que corta bairros como Moreninhas, Chácara das Mansões e Paulo Coelho Machado, por exemplo. Houve percursos de 5 km, 10 km e 21 km.
Responsável pela organização, Patrick Gontier afirma que foi difícil convencer sobre a escolha do lugar. "Mas para uma primeira prova, em um percurso que ninguém estava acostumado, foi maravilhoso. Claro que sempre há ajustes a fazer, só que, no geral, vi todo mundo feliz", complementa. A ideia é que novas edições sejam realizadas na mesma região nos próximos anos.
A empresa organizadora realiza provas desde 1988, mas sempre no Parque dos Poderes. "A gente queria justamente sair da centralidade. Quando falamos da região sul, estamos falando de cerca de 400 mil pessoas. Só um bairro, como as Moreninhas, tem cerca de 110 mil habitantes. É praticamente uma cidade", continua Patrick.
Participaram da prova 500 corredores. Para as próximas, a expectativa é atrair até 800 pessoas, incluindo mais moradores da região. "Estamos falando de uma população enorme, com qualidade, poder econômico e que pratica esporte. As pessoas não têm que ir até o Parque dos Poderes, a prova é que tem que vir até elas", finaliza o organizador.
3º lugar - Danielle Lemoigne, 39 anos, superou as próprias expectativas e ficou no 3º lugar geral. Ela vai completar 40 anos no mês que vem, e estava duvidando que poderia tanto. "Até pensei que poderia ganhar um troféu na categoria dos 'quarentões', mas acabou vindo algo ainda melhor. Estou muito feliz. É uma superação!", comemora.
A corredora achou a prova difícil. "Bem desafiadora, com muito calor e algumas subidas, mas deu tudo certo", comenta. Ela correu 21 km em 1h33.
Iniciantes - A biomédica Isadora Reis, 23 anos, ficou realizada por ter concluído a prova de 5 km em 28 minutos. Ela começou a correr em setembro do ano passado e conta como o esporte melhorou a vida dela: "A corrida me dá mais disposição, melhora o meu dia, dá ânimo para praticar outros esportes e melhora o fôlego para a rotina", diz.
Outro novato no esporte é o jornalista João Pedro Flores, 24 anos. Ele explica que "estudou" e se preparou para o Circuito. "Já tinha uma estratégia montada. Teve subida, mas treinei para isso. Eu estava preparado mentalmente e fisicamente, e graças a Deus deu tudo certo", afirma
Ele aprovou o percurso fora do eixo em comparação à maioria das corridas da Capital. "Gostei bastante. Correr sempre no mesmo lugar acaba enjoando. Vir para outros pontos dá um novo ar e é uma oportunidade de conhecer lugares diferentes de Campo Grande", conclui.
Resultados nas categorias gerais
5 km feminino
Ana Carolina da Silva Matias (31m47s)
5 km masculino
Diego Garcia Baumgardt (28m09s)
10 km feminino
Ainda não divulgado
10 km masculino
Maurinaldo Santos (43m05s)
21 km feminino
Evelin Lima Eich Ribeiro (1h29min34s)
21 km masculino
Guilherme Santos (1h11min41s)
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





