Seleções estaduais disputam título nacional de Handebol na Capital esta semana
Campeonato Brasileiro de Handebol teve início nesta terça-feira; jogos ocorrem no Moreninho e no Guanandizão
Campo Grande volta a sediar o Campeonato Brasileiro de Handebol, e entram em quadra as seleções estaduais na categoria cadete, que engloba atletas de 15 e 16 anos. A disputa começou na tarde desta terça-feira (15), com partidas no Ginásio Guanandizão e no Ginásio Moreninho.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os grupos estão divididos em três chaves, tanto no feminino quanto no masculino, e as partidas estão sendo transmitidas no canal oficial da Confederação Brasileira de Handebol.
Na categoria feminina, as seleções de Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo estão no Grupo A. No Grupo B, participam as seleções do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. No Grupo C, estão as seleções de Alagoas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.
Na estreia do campeonato, Rio Grande do Sul enfrentou Alagoas e garantiu a vitória com o placar de 24 a 17. Na quadra do Ginásio Guanandizão, os gritos de apoio do pai de uma atleta de Alagoas ecoavam aos quatro cantos. Após viajar quase 3 mil quilômetros para ver Sofia Ventura jogar em Mato Grosso do Sul, o sentimento do pai coruja é de orgulho.
O pai, Silvestre Soares, de 54 anos, relata que está acompanhando a filha há aproximadamente três anos. "Eu viajo principalmente quando eu percebo que ela vai jogar. O que mais me orgulha dela é o quanto que ela evoluiu no handebol, o quanto ela está contribuindo com o esporte, de modo geral", disse.
Questionado se o time da filha sairia campeão no domingo, data que marca o encerramento do evento, Silvestre fez o clássico discurso de um desportista. "Só o esporte é que vai dizer. O esporte é uma caixinha de surpresas, né?!", finalizou.
Com a vantagem de ser a cabeça da chave, a seleção feminina do Paraná aproveitou a tarde para conhecer as adversárias e vê-las jogando. O técnico, Anesio Moraes, de 47 anos, contou ao Campo Grande News que o time estreia amanhã, contra o Mato Grosso do Sul. "Tem um diferencial que é esse novo modelo de seleções, que ficou extinto e voltou há uns três anos. É bom porque aí a gente analisa os outros estados para comparar o nosso e ter um parâmetro se a gente está indo no caminho certo ou não", detalhou.

Uma das atletas do Paraná, Alanis Almeida, de 16 anos, relata que pratica o esporte desde os 7 anos de idade. "Eu comecei a jogar porque sou canhota e meus pais acharam que seria uma boa ideia. É muito bom estar dentro de quadra, jogando com todo mundo. É um esporte que se aprende muito, é incrível a experiência. Este ano fui campeã brasileira do Juvenil. E estou colecionando medalhas. Pretendo continuar no handebol se der certo", disse ela.
Na categoria masculina, a seleção de São Paulo enfrenta Mato Grosso do Sul às 15h40. Pela primeira vez no Estado, o técnico Jefferson Silvano, 42, relata que está sendo uma experiência legal. "É uma experiência nova pra mim, primeira vez dirigindo a seleção paulista. Estamos gostando muito da hospitalidade da cidade e da competição em si", disse.
A seleção paulista é uma das favoritas para a vitória do campeonato, junto com Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, segundo Jefferson. "Toda competição que a gente entra, entra para mirar o título. Mas sabemos que as equipes que vão jogar contra a gente são muito boas", finalizou.
As partidas estão sendo transmitidas no canal oficial da Confederação Brasileira de Handebol, no Youtube. Os jogos podem ser vistos neste link.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.