ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Bancada do PP na Câmara não disfarça irritação

Por Gabriel Neris e Mylena Fraiha | 14/07/2025 06:00

Sem cadeira – Nas eleições às pressas de renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal, apesar da unanimidade pela presidência do vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), a bancada do PP, a segunda maior da Casa, não pareceu satisfeita em ficar sem nenhuma cadeira. Os vereadores Delei Pinheiro, Maicon Nogueira e Riverton Francisco de Souza, o Professor Riverton, criticaram a prefeita Adriane Lopes (PP) por supostamente não ter articulado a disputa de vaga.

Falta de interesse? – O primeiro a criticar foi o vereador Delei, que reiterou que a bancada do PP é a segunda maior da Casa, mas que não houve nenhuma articulação para conquistar uma cadeira na Mesa Diretora. Entretanto, ele parabenizou a mesa eleita, mas espera que a legislatura passe logo. “Vamos continuar trabalhando para que o ano de 2028 chegue logo e termine, para que a gente possa esquecer que tivemos uma presidente de partido que não liga para vereadores”.

Distanciamento – Na visão do vereador Professor Riverton (PP), a bancada do partido na Câmara teve um distanciamento com a chefe do Executivo. “Faz meses que não falo com a prefeita. A única comunicação ocorre por meio do líder [Beto Avelar], e só quando chegam projetos urgentes”. Para ele, a prefeita não dialogou sobre a composição da Mesa Diretora, o que gerou insatisfação. “Não teve uma liderança da parte dela, foi algo muito solto. Então, sinto que ela está distante da bancada do PP, infelizmente”.

Tentativa – Segundo o vereador Maicon, o próprio Papy havia cogitado uma cadeira para o partido, mas não houve avanço. “A prefeita Adriane não deu retorno aos vereadores sobre essa possibilidade da gente fazer esse enfrentamento”, disse. “Acredito que quem sai enfraquecido é o partido, mais uma vez”, complementou.

Nada a criticar – Apenas o líder da prefeita, vereador Beto Avelar (PP), afirmou que não se incomodou com a ausência do partido na nova Mesa Diretora. “Acho que o partido merecia uma cadeira apenas pela quantidade que temos, só por isso”. Segundo ele, não houve articulação, mas também não houve interesse pessoal. “Respeito os colegas, mas não tive esse interesse. Não sou o presidente do partido, não cabe a mim cobrar isso”.

Sem contato – Diante das críticas de vereadores do próprio partido sobre um certo distanciamento, a prefeita se manifestou afirmando que não foi procurada pelos parlamentares para tratar do assunto antes da eleição que renovou a presidência da Câmara. “A eleição foi proposta durante a semana e os vereadores do PP não me procuraram antecipadamente. No dia da eleição, a mesa diretora já estava formatada e eu concordei com o presidente Papy tendo em vista que esse trabalho realizado desde o primeiro momento vem dando certo”, justificou a prefeita.

Aval – Apesar da insatisfação interna no partido, a prefeita reforçou sua confiança no atual presidente da Câmara. “Eu tenho um alinhamento direto com o presidente da Câmara em todas as pautas de interesse de Campo Grande. O presidente Papy tem sido um grande aliado de Campo Grande, não da gestão. Eu digo que a gente tem divergências em algumas pautas, alguns assuntos, mas ele tem trabalhado com muita determinação. É só você acompanhar os votos dos projetos que a gente tem enviado”, exaltou Adriane.

Bancada do PP na Câmara não disfarça irritação
Adriane Lopes com general Baganha (Foto: PMCG/Divulgação)

Adeus – Adriane Lopes, visitou o CMO (Comando Militar do Oeste) para despedida do general de Exército Luiz Fernando Baganha, que deixará o comando da unidade para assumir novo posto em Brasília. A prefeita ressaltou a importância das parcerias entre o Exército e o município, principalmente em áreas como cultura, assistência social, saúde e resposta a emergências.

Ações – Entre os destaques da cooperação, está a cessão do prédio histórico Mello e Cáceres, que hoje abriga a Casa da Cultura, espaço voltado à inclusão social por meio das artes. Desde sua reinauguração, o local ofereceu mais de 30 oficinas gratuitas em música, dança e artes visuais. Outra ação relevante foi o auxílio prestado pelo Exército após o incêndio na Comunidade Mandela, em 2023, quando forneceu lonas, alimentos, água e apoio às famílias afetadas, em articulação com as equipes da Prefeitura.

Todas por Elas – No próximo sábado (19), o Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, recebe a Ação Cidadania #TodoPorElas, iniciativa conjunta do Judiciário, Executivo e Assembleia Legislativa para conscientizar sobre o combate ao feminicídio e à violência de gênero. A partir das 8h, mais de 90 serviços gratuitos serão oferecidos à população nas áreas de cidadania, saúde, justiça e segurança, incluindo emissão de documentos, assistência jurídica, vacinação, cursos de capacitação, atendimento à saúde mental, corte de cabelo e serviços voltados ao bem-estar animal.

Nos siga no Google Notícias