Dos Legendários a Universal: 48 horas de "culto parlamentar”
Pregando - Em 48 horas, o parlamento sul-mato-grossense vai do altar “legendário” ao púlpito “universal”. Na segunda-feira, por iniciativa do vereador Herculano Borges (Republicanos), a Câmara de Campo Grande lotou o plenário para distribuir a Medalha “Pastor Chepe Putzu” ao movimento religioso Legendários, referente ao fundador do Movimento Legendários Global, fundado em 2015 na Guatemala. .
Universal em festa - Na terça, por proposição do deputado Antônio Vaz (Republicanos), a Assembleia Legislativa transformou o Plenário Júlio Maia em templo para celebrar o “Dia Estadual da Igreja Universal do Reino de Deus”. Duas sessões solenes, custeadas com verba pública, que evidenciam o Legislativo a serviço de homenagens religiosas.
CPI na reta final - Depois de quase cinco meses colhendo depoimentos, a CPI do Transporte Público na Câmara de Campo Grande chega à última rodada de oitivas nesta quarta-feira (9), ostentando 649 denúncias de usuários, mas ainda sem apresentar uma única conclusão prática sobre o serviço precário prestado pelo Consórcio Guaicurus. Hoje serão ouvidos a secretária de Planejamento da Segov, a diretora-adjunta da Agetran e o titular da Sisep.
Pizza - Eles vão ter de explicar o uso de verbas do PAC da Mobilidade e a fiscalização que, na prática, a população não vê. Encerrada a etapa de depoimentos, os vereadores prometem mergulhar em documentos antes de escrever o relatório final, mais um passo burocrático que pode empurrar para o segundo semestre a definição de responsabilidades e, sobretudo, as soluções que os passageiros esperam há anos. Lembrando que CPI na Câmara nunca deu em nada.
Um semana - Os deputado estaduais tem mais uma semana de trabalho antes do recesso parlamentar. De acordo com o presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP) o último dia de sessão será na próxima quarta-feira (16) ou quinta-feira (17), dependendo do número de projetos que precisam ser aprovados ainda no primeiro semestre.
Novo plenário - O edital da licitação para a construção do novo plenário da Assembleia com capacidade para comportar até 700 pessoas deve sair em breve, adiantou o presidente. Segundo ele, o edital já está maduro para ser publicado, só estão faltando alguns detalhes e fechar o valor final. O projeto arquitetônico foi apresentado e aprovado em março deste ano.
Comida no cartão - O juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos acolheu mandado de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul e concedeu liminar obrigando a administração estadual a regulamentar, em até 90 dias, o pagamento do auxílio-alimentação, inclusive durante as férias, a todos os dentistas substituídos pelo sindicato.
Sem água - Caixa d'água despencou em aldeia de Dourados e ninguém diz quando vai consertar. A estrutura atendia a Aldeia Jaguapiru. A Assembleia Legislativa solicitou resposta à Secretaria de Cidadania sobre medidas emergenciais de abastecimento e sobre a solução definitiva para a falta de água na comunidade, considerada uma das maiores aldeias urbanas do mundo.
Homem X máquina - O Governo Federal divulgou número que mostra como a máquina já puxou o tapete do homem. Segundo a ministra Esther Dweck, desde 2010 o serviço público federal perdeu mais de 240 mil servidores e repôs apenas parte desse contingente. Para a próxima década, a projeção é de cerca de 180 mil desligamentos, com reposição inferior a um terço das vagas, já que a digitalização diminui a demanda por pessoal. Essas futuras contratações ocorrerão, em grande parte, por meio do Concurso Nacional Unificado, o chamado “Enem dos concursos", adotado pelo governo para selecionar novos funcionários de forma centralizada.
Finalista – Mato Grosso do Sul é finalista na categoria “Boas Práticas” do Prêmio Excelência em Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), sendo o único representante da região Centro-Oeste. O projeto inscrito é o “MS Ativo Municipalismo: Fortalecendo a Governança Interfederativa”, que propõe um modelo de gestão compartilhada entre Estado e municípios em áreas como saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico. A premiação reconhece iniciativas públicas de alto impacto e influencia o Ranking de Competitividade dos Estados, cujo resultado será divulgado em 27 de agosto, em Brasília.