ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Caravina pressiona por comando do PSDB em MS

Por Ketlen Gomes e Kamila Alcântara | 03/10/2025 06:00
Caravina pressiona por comando do PSDB em MS
Deputado Pedro Caravina durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Divulgação)

Insistência - O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) não esconde o desejo de assumir o comando estadual do partido. Ele repete, em entrevistas e conversas de bastidores, que está pronto para conduzir a reestruturação da legenda em Mato Grosso do Sul. “Tenho interesse em ser presidente e disputar eleição. Já estamos articulando com vereadores da Capital e do interior para formar a chapa estadual”, afirmou.

Desgaste – Nos bastidores, o deputado federal Geraldo Resende, que herdou o comando da sigla, é apontado como alguém que “briga com todo mundo”. Ao comentar o cenário interno do PSDB, o deputado estadual Caravina destacou a falta de diálogo entre os membros do partido. “Para montar o partido também tem que ter características, tem que ter disponibilidade de tempo, tem que conversar com os atores envolvidos”, disparou.

Golpe de advogados - No CNJ, a dor de cabeça são os golpes de falsos advogados que usam brechas nos sistemas digitais da Justiça e já afetaram milhares de pessoas. O antídoto vem aí: a partir de novembro de 2025, login de advogado só com autenticação em duas etapas. A OAB comprou a briga e a ideia é blindar processos e dados que, até aqui, vinham sendo alvo fácil para os mal-intencionados.

Rodízio - Enquanto o conselheiro Ronaldo Chadid continua de molho por ordem do STJ, réu por lavagem, o TCE/MS resolveu oficializar o revezamento na cadeira. Nada de suplente fixo: os três substitutos da Casa (Leandro Lobo Ribeiro Pimentel, Célio Lima de Oliveira e Patrícia Sarmento dos Santos) vão se alternar no lugar de Chadid até agosto de 2026, carregando junto o estoque de processos que estava sob sua relatoria. Ou seja: enquanto o titular tenta voltar na Justiça, quem cuida do serviço é rodízio.

Infância Digital - O TJMS resolveu entrar na questão da segurança do pequenos mas redes sociais: lançou a campanha #InfânciaSeguraNaInternet, que vai ocupar as redes sociais toda quinta-feira com carrosséis sobre fake news, tempo de tela e privacidade. A meta é clara: puxar a orelha de pais e responsáveis e lembrar que criar filho na era do Wi-Fi exige mais cuidado que nunca.

Engasgo - Já na Câmara de Campo Grande, os vereadores deram urgência a um tema de vida ou morte: curso de desengasgo para bebês e recém-nascidos passa a fazer parte do pré e pós-natal na rede pública. O projeto foi aprovado sem discussão prolongada. A Sociedade Brasileira de Pediatria aponta o engasgo como uma das principais causas de morte acidental entre menores de um ano.

Oscar - O Shopping China foi eleito pela quinta vez a melhor loja de importados do mundo ao receber o prêmio Best Border Downtown Retailer of the Year no Frontier Awards 2025, em Cannes, na França. Conhecido como o “Oscar” da indústria de free shops, o prêmio reconhece inovação, visão empresarial e excelência no atendimento.

Maior que gigantes - A rede é referência internacional e principal operador de fronteira da América Latina. Nesta edição, o grupo superou gigantes como Hong Kong Duty Free Avolta e IGL Duty Free do Canadá, e celebra o feito às vésperas da inauguração de sua maior loja em Ciudad del Este, com 30 mil m² de área de vendas em um complexo de 94 mil m².

Não deu tempo - Não rolou conversa da imprensa com o presidente do Paraguai ontem em Campo Grande. A coletiva marcada para as 18h de ontem (2) foi cancelada por conta de atrasos nas agendas no interior e no deslocamento aéreo do governador Eduardo Riedel e do presidente paraguaio, Santiago Peña. Mesmo com o contratempo, os dois chegaram para a recepção oferecida pelo governador no Yotedi.

Planejamento orçamentário - A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal realiza na quarta-feira (8), às 9h, audiência pública para debater dois projetos que definem o futuro financeiro da Capital. Em pauta estão a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e o PPA (Plano Plurianual) para o período de 2026 a 2029. O encontro acontecerá no plenário Edroim Reverdito.