Caravina pressiona por comando do PSDB em MS
Insistência - O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) não esconde o desejo de assumir o comando estadual do partido. Ele repete, em entrevistas e conversas de bastidores, que está pronto para conduzir a reestruturação da legenda em Mato Grosso do Sul. “Tenho interesse em ser presidente e disputar eleição. Já estamos articulando com vereadores da Capital e do interior para formar a chapa estadual”, afirmou.
Desgaste – Nos bastidores, o deputado federal Geraldo Resende, que herdou o comando da sigla, é apontado como alguém que “briga com todo mundo”. Ao comentar o cenário interno do PSDB, o deputado estadual Caravina destacou a falta de diálogo entre os membros do partido. “Para montar o partido também tem que ter características, tem que ter disponibilidade de tempo, tem que conversar com os atores envolvidos”, disparou.
Golpe de advogados - No CNJ, a dor de cabeça são os golpes de falsos advogados que usam brechas nos sistemas digitais da Justiça e já afetaram milhares de pessoas. O antídoto vem aí: a partir de novembro de 2025, login de advogado só com autenticação em duas etapas. A OAB comprou a briga e a ideia é blindar processos e dados que, até aqui, vinham sendo alvo fácil para os mal-intencionados.
Rodízio - Enquanto o conselheiro Ronaldo Chadid continua de molho por ordem do STJ, réu por lavagem, o TCE/MS resolveu oficializar o revezamento na cadeira. Nada de suplente fixo: os três substitutos da Casa (Leandro Lobo Ribeiro Pimentel, Célio Lima de Oliveira e Patrícia Sarmento dos Santos) vão se alternar no lugar de Chadid até agosto de 2026, carregando junto o estoque de processos que estava sob sua relatoria. Ou seja: enquanto o titular tenta voltar na Justiça, quem cuida do serviço é rodízio.
Infância Digital - O TJMS resolveu entrar na questão da segurança do pequenos mas redes sociais: lançou a campanha #InfânciaSeguraNaInternet, que vai ocupar as redes sociais toda quinta-feira com carrosséis sobre fake news, tempo de tela e privacidade. A meta é clara: puxar a orelha de pais e responsáveis e lembrar que criar filho na era do Wi-Fi exige mais cuidado que nunca.
Engasgo - Já na Câmara de Campo Grande, os vereadores deram urgência a um tema de vida ou morte: curso de desengasgo para bebês e recém-nascidos passa a fazer parte do pré e pós-natal na rede pública. O projeto foi aprovado sem discussão prolongada. A Sociedade Brasileira de Pediatria aponta o engasgo como uma das principais causas de morte acidental entre menores de um ano.
Oscar - O Shopping China foi eleito pela quinta vez a melhor loja de importados do mundo ao receber o prêmio Best Border Downtown Retailer of the Year no Frontier Awards 2025, em Cannes, na França. Conhecido como o “Oscar” da indústria de free shops, o prêmio reconhece inovação, visão empresarial e excelência no atendimento.
Maior que gigantes - A rede é referência internacional e principal operador de fronteira da América Latina. Nesta edição, o grupo superou gigantes como Hong Kong Duty Free Avolta e IGL Duty Free do Canadá, e celebra o feito às vésperas da inauguração de sua maior loja em Ciudad del Este, com 30 mil m² de área de vendas em um complexo de 94 mil m².
Não deu tempo - Não rolou conversa da imprensa com o presidente do Paraguai ontem em Campo Grande. A coletiva marcada para as 18h de ontem (2) foi cancelada por conta de atrasos nas agendas no interior e no deslocamento aéreo do governador Eduardo Riedel e do presidente paraguaio, Santiago Peña. Mesmo com o contratempo, os dois chegaram para a recepção oferecida pelo governador no Yotedi.
Planejamento orçamentário - A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal realiza na quarta-feira (8), às 9h, audiência pública para debater dois projetos que definem o futuro financeiro da Capital. Em pauta estão a LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2026 e o PPA (Plano Plurianual) para o período de 2026 a 2029. O encontro acontecerá no plenário Edroim Reverdito.