ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  20    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Eleições colocam diretores e professores em pé de guerra

Anahi Zurutuza e Cleber Gellio | 09/12/2022 06:00
Votação para escolher diretores de escolas aconteceu nesta quinta-feira (8). (Foto: Paulo Francis)
Votação para escolher diretores de escolas aconteceu nesta quinta-feira (8). (Foto: Paulo Francis)

Pé de guerra – As eleições para a escolha de diretores das escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) colocaram os atuais ocupantes do cargo, candidatos à reeleição, e outros professores, que geralmente encabeçaram as chapas adversárias, em pé de guerra em algumas unidades. Na tarde desta quinta-feira (8), o Campo Grande News recebeu denúncia de transporte irregular de eleitores, que está sob investigação da Semed (Secretaria Municipal de Educação), e nesta semana, professora chegou a ir à polícia para fazer denúncia de ameaça contra diretora-adjunta.

Carona “amiga” – Na tarde de ontem, chegaram à reportagem vídeos que supostamente mostram o filho de uma candidata levando eleitores até escola no Tarumã, bairro do sul de Campo Grande, para votar. O alvo da denúncia é diretora há pelo menos duas décadas, foi confirmada no cargo por meio de votação há quatro anos e nega qualquer irregularidade. A chapa opositora afirma que recebeu as mesmas filmagens e encaminhou para a Semed. A reportagem aguarda retorno da secretaria sobre a apuração e quais penalidades a candidata pode sofrer caso seja constatada a veracidade da denúncia.

Ameaça – Na quarta-feira (7), a um dia da eleição, professora de 46 anos e que dá aulas na Escola Municipal Professora Eulália Neto Lessa, no Bairro Manoel Taveira, registrou boletim de ocorrência contra diretora-adjunta e outra professora por injúria e ameaça. Ela alega ter sido coagida a votar na chapa contrária à da atual diretora. Pelo registro, houve ameaça de “destruir a vida” da denunciante. O caso também é apurado.

Hora de parar – Enquanto diretores que acumulam décadas nos cargos tentam se manter no comando de escolas, o professor de matemática, Edilmar Marques, que foi diretor por 18 anos,   nas escolas Hércules Maymone (estadual) e José de Souza (Zezão), do município, desta vez, não tentou a reeleição.  "Temos que parar na hora certa. A escola vai muito bem e tem um dos melhores índices do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Agora volto à sala de aula".

Cotado, mas... – O deputado estadual eleito Pedro Caravina (PSDB) nega que tenha sido convidado para ser secretário na gestão de Eduardo Riedel. Por um ano, ele trabalhou ao lado do governador eleito na Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura) e estaria cotado para assumir agora a Casa Civil ou a pasta responsável pelas Obras, mas questionado sobre se sabia que seu nome era ventilado para compor o primeiro escalão do próximo governo, desconversou. “Vamos aguardar o trabalho da transição”.

Canetada – Depende da assinatura do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para se tornar realidade mais uma isenção de taxa em concurso público. Projeto de lei do deputado estadual Rinaldo Modesto (Podemos), que dispensa os jurados que fizerem parte de júris populares do pagamento da inscrição em certames, foi aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (8) e encaminhado para a sanção.

Agora, cidadão – Morador de Mato Grosso do Sul há 38 anos, o juiz Aluízio Pereira dos Santos foi reconhecido como cidadão sul-mato-grossense esta semana, durante cerimônia na Assembleia Legislativa. Nascido em 1.963 na cidade de Terra Rica, no Paraná, ele se mudou com os pais aos 8 anos para Jales, no interior de São Paulo, e em 1984, após ser aprovado em concurso para escrivão de polícia veio para Mato Grosso do Sul. Aluízio também foi defensor público antes de se tornar magistrado.

Outra homenagem – Outro homenageado na Alems foi o desembargador Julizar Barbosa Trindade. Ele ingressou na magistratura em março de 1982, depois de aprovado no primeiro concurso para juiz substituto do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. Ou seja, completou 40 anos de judicatura neste ano. O desembargador nasceu em Ouro Branco, na Bahia.

Sextou – Servidores da Câmara de Campo Grande praticamente ganharam feriadão extra nesta semanas. É que nesta sexta-feira (9), por causa do jogo da Seleção Brasileira pelas quartas de final da Copa do Mundo, o expediente por lá será de apenas três horas, das 7h às 10h.

Exemplar – Em menos de 24 horas, a polícia agiu e homem de 28 anos, que gravou vídeo com falas homofóbicas em outubro deste ano, foi indiciado pelos crimes de injúria qualificada pela LGBTfobia e ameaça. Nas imagens, que foram parar nas mãos da Polícia Civil, ele filma a vítima e menciona: “Óh o viado lá, aquela desgraça, a praga, vou dar uma porrada na cara dele”. Tudo aconteceu em Anaurilândia e a denúncia chegou à delegacia na quarta-feira (7). Ontem (8), o caso havia sido dado por encerrado. Agora, é com a Justiça.

Nos siga no Google Notícias