Fora da lista de Tereza, Eduardo Bolsonaro ataca senadora
Fogo amigo - O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) voltou a mira para mais um aliado. Desta vez, o alvo foi a senadora Tereza Cristina (PP-MS). O estopim foi uma entrevista em que a ex-ministra da Agricultura declarou que a direita precisa de um candidato “viável” para enfrentar o presidente Lula em 2026, citando nomes como Tarcísio de Freitas e Ratinho Junior. Eduardo não entrou na listinha de Tereza e reagiu, acusando a senadora de servir a “grandes capitais”.
Mais de uma década - A Promotoria de Justiça de Nioaque instaurou novo inquérito civil para apurar irregularidades que levaram à rejeição das contas da prefeitura referentes ao exercício financeiro de 2014, durante a gestão de Gerson Garcia Serpa. É exatamente isso: 11 anos depois, o Ministério Público remexeu na história. O objetivo é esclarecer os fatos que motivaram a decisão da Câmara Municipal que desaprovou a prestação de contas.
Vai emendar - O deputado estadual Zeca do PT se adiantou e avisou que não estará presente nas próximas três sessões da Assembleia Legislativa, pois cumprirá agenda externa. Segundo ele, entre os encontros programados para a próxima semana estão reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com o ministro dos Transportes, Renan Filho, além de outras agendas em Brasília.
Sem confusão - Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15), o petista aproveitou para fazer uma moção de aplausos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tema polêmico, a homenagem desta vez não despertou comentários da oposição, pelo menos durante a leitura no plenário. O texto que enaltece a liderança petista pelo combate à pobreza ainda deve ser votado pelos parlamentares.
Faça o que falo - Material do The Intercept Brasil expõe o que chama de hipocrisia do deputado federal sul-mato-grossense Marcos Pollon (PL). Defensor da liberdade de expressão como um direito absoluto, o parlamentar fundou a associação Proarmas, que já abriu 27 ações judiciais contra jornalistas e organizações da sociedade civil.
Não o que faço - "O levantamento da Rede Liberdade mostra que o objetivo não é vencer judicialmente, mas intimidar e desestimular novas publicações. Em um país onde decisões judiciais ainda censuram reportagens, a retórica da liberdade aparece justamente na boca de quem tenta sufocá-la", postou o Intercept.
Bullet in the Head - O próprio Pollon, recentemente, apresentou uma representação à Procuradoria-Geral da República pedindo a investigação contra um nutricionista de Campo Grande por suposto discurso de ódio e incitação à violência nas redes sociais. O profissional teria publicado, em seus stories, uma frase em inglês associada à música 'Bullet in the Head' ('Bala na Cabeça'), da banda Rage Against the Machine, interpretada como comemoração pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e pela morte do ativista conservador Charlie Kirk.
Alfinetada - Durante o evento em que a prefeitura e a Águas Guariroba firmaram meta para ampliar a cobertura de esgoto em Campo Grande, o vereador Maicon Nogueira (PP) elogiou a boa relação com o diretor-presidente da concessionária de saneamento, Gabriel Buim, e aproveitou para alfinetar o Consórcio Guaicurus.
Provocação - Às vezes eu nem dou bom dia nem boa tarde e já vem a reclamação; mando direto”, disse. “Há um fio direto entre a Câmara e a Águas Guariroba, bem diferente da relação que temos com a outra concessionária”, provocou o vereador.
“Não é favor” - Apesar do elogio, o vereador Maicon Nogueira (PP) disse que a Águas Guariroba “não presta favor” a Campo Grande, mas “cumpre obrigação”. Aproveitou para criticar o Consórcio Guaicurus, dizendo que “outros concessionários se articulam na Justiça para manter um contrato defasado e prejudicial”. Ele ainda afirmou confiar que o Executivo apresentará, “no tempo correto”, uma “solução verdadeira” para o transporte coletivo, tema que acompanha desde a CPI encerrada em setembro.