ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Golpistas usam fotos de políticos para pedir dinheiro

Anahi Zurutuza, Adriel Mattos e Gabriela Couto | 14/04/2022 06:00

Golpe para todo lado – A estratégia não é nova, mas nos últimos dias, vários políticos de Mato Grosso do Sul foram usados por golpistas. Os estelionatários pegaram fotos de parlamentares e até de um secretário para pedir dinheiro no WhatsApp.

Padronizado – Os criminosos usaram fotos encontradas facilmente na internet e enviavam sempre a mesma mensagem, dizendo que se tratava de um número provisório devido a um problema no aparelho.

Alvos – Relataram serem vítimas os deputados estaduais Gerson Claro (PP), Paulo Corrêa (PSDB) e Herculano Borges (Republicanos), além do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha. "Estão usando minha foto em outro número de celular que não é meu. Trata-se de golpe!", avisou Rocha nos Stories do Instagram.

Troca, troca – A semana foi de encaixotar papelada e arrastar móveis pelos corredores da Câmara de Campo Grande. É que a volta do vereador João César Mattogrosso (PSDB) para a Casa provocou mudanças nos gabinetes. O vereador William Maksoud (PSB) mudou-se para o escritório que era ocupado até então por Ademir Santana (PSDB), suplente de Mattogrosso, Camila Jara (PT) passou a ocupar espaço que era de Maksoud e o tucano que está de volta ao Legislativo ficou com o gabinete que era da petista.

Durante chuvarada, muita água rolou do teto em frente ao gabinete do deputado Evander Vendramini (PP); até lona foi usada para conter a goteira. (Foto: Direto das Ruas)
Durante chuvarada, muita água rolou do teto em frente ao gabinete do deputado Evander Vendramini (PP); até lona foi usada para conter a goteira. (Foto: Direto das Ruas)

Peneira – Nem a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul escapou dos problemas causados pela chuva. Segundo servidores, o Palácio Guaicurus nesta quarta-feira (13) chuvosa tinha goteiras para todo lado.

Licença-paternidade – Projeto de lei proposto pelo Executivo estadual na Assembleia Legislativa prevê acesso à licença-paternidade aos servidores com contrato temporário com o Governo de Mato Grosso do Sul. Atualmente, a “folga” dos concursados e pais adotivos é 5 dias.

Delete – A  Justiça de Mato Grosso do Sul determinou que o Facebook e o Tik Tok retirassem do ar vídeos em que duas adolescentes são expostas e fixou multa de R$ 500 por dia caso o conteúdo não seja apagado. A decisão atende a pedido feito por meio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Vídeo clandestino – De acordo com a defensora pública Maria Clara de Moraes Porfírio, as meninas foram filmadas sem autorização. Nem a petição judicial detalha o conteúdo dos vídeos, para não expor mais as vítimas. Mas, conforme a Defensoria, as adolescentes viraram motivo de piada em Miranda, cidade de 28 mil habitantes, e ganharam apelidos constrangedores.

Sigilo – Depois do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) oferecer denúncia de 90 páginas e anexar tantos documentos que autos no sistema eletrônico da Justiça chegou às 1,5 mil páginas, a primeira peça processual derivada das investigações que ganharam corpo com a Operação Courrier foi colocada novamente em sigilo. Aliás, todos os processos envolvendo os acusados, dentre eles, os que compõem a chamada “Sintonia dos Gravatas” – grupo de advogados a serviço do PCC (Primeiro Comando da Capital) – foram colocados em segredo de Justiça.

Falta muito – Até às 14h30 de terça-feira (12), último balanço divulgado pela Receita Federal, 183 mil contribuintes de Mato Grosso do Sul haviam acertado as contas com o Leão. Isso corresponde a 38,2% do volume esperado em 2022 – 478 mil declarações de Imposto de Renda devem ser entregues. Ainda bem que o prazo termina em 31 de maio, quando está previsto o pagamento do primeiro lote de restituições deste ano.

Nos siga no Google Notícias