ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Senadora "cinquentou" com festa surpresa e Deusdete

Caroline Maldonato, Maristela Brunettto, Jackeline Oliveira e Gabriela Couto | 02/06/2023 06:00
Soraya ao chegar em gabinete e ser surpreendida com festa. 
Soraya ao chegar em gabinete e ser surpreendida com festa.

Cinquentou - A senadora Soraya Thronicke (UB) completou 50 anos nesta quinta-feira (1º). Como já virou tradição nos gabinetes políticos,  também recebeu uma festa surpresa no gabinete dela, em Brasília (DF). Além de bolo e balões, muitas flores e mensagens de felicitações marcaram o dia da sul-mato-grossense. Até o cadela da família, Desudete, participou da festa.

Ninho - O PSDB segue no plano de conquistar o maior número de prefeitos no Estado. No próximo dia 23 de junho, o prefeito de Santa Rita do Pardo, Lúcio Costa (Podemos) será filiado ao partido dos tucanos aumentando ainda mais o ninho.

Fragilizado - O presidente regional do Patriota, deputado estadual Lídio Lopes, afirmou que a saída da esposa, a prefeita da Capital Adriane Lopes, que se filiou ao Progressistas nesta quinta-feira (1º), deixará o partido fragilizado. “Perde o Patriota e ganha o PP”. Ele afirmou ainda que aguarda a janela que deve se abrir após a fusão do Patriota e do PTB que está em fase de aprovação da Justiça Eleitoral. “Tenho que aguardar, porque o mandato é do partido. Assim que abrir a janela, vou analisar se sigo com a Adriane para o PP”.

Mais gratuidade - Enquanto Consórcio Guaicurus e prefeitura sustentam que o valor do passe é resultado da alta quantidade de transporte liberado de graças a várias categorias, o vereador Ronilço Cruz, o “Guerreiro”, quer criar mais uma. Ele pede tarifa free aos estudantes de escolas públicas municipais candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares de universidades públicas, nas datas das provas.

Urgente - Mas pelo andar da carruagem, vai demorar para empresários e município bancarem mais esse benefício. Ronilço tenta a votação do projeto desde o ano passado. Já levou lideranças estudantis à prefeitura para defender a pauta e nada. O que pode, finalmente, tirar a ideia da cabeça do vereador ou fazer vingar o projeto é que agora ele conseguiu assinaturas para votação em regime de urgência na terça-feira (6).

Produto fake - Lei estadual alerta para a proibição da venda de um produto que passou a ser propagado como medicamento para tratar autismo. Trata-se de um produto que se assemelha a um alvejante e oferece risco à saúde, por isso não terá o nome divulgado pela coluna. A Anvisa já regulou a matéria, mas como a lei aprovada na Assembleia Legislativa exige que sejam afixados cartazes em farmácias de manipulação sobre a proibição desse produto, o Conselho Regional de Farmácia tem a obrigação de observar o cumprimento nas fiscalizações.

Lugar incerto - Não restou ao CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul) alternativa a não ser convocar o médico Salvador Walter Lopes de Arruda por edital para ouvir depoimento de testemunhas no processo ético profissional a que ele responde. Segundo a publicação no Diário Oficial da União, a reunião será no dia 15 de junho, na sede da instituição. “Em lugar incerto e não sabido”, conforme edital.

Abusos - Arruda chegou a constar como foragido pela Justiça, depois que a 4ª Vara Criminal de Campo Grande expediu mandado de prisão. O pedido foi revogado depois que a defesa do médico informar que ele está morando em São Paulo, para tratamento de saúde. Ele responde por importunação sexual, denunciado por pacientes e colegas de trabalho por abusos em clínica e hospital por onde passou.

Nada de política - Em coletiva de imprensa, o chefe da divisão de saúde do TCE/MS Haroldo Oliveira Souza, fez questão de enfatizar que a fiscalização das unidades de saúde da Capital não tem nenhuma finalidade política. Souza pediu para a imprensa não fazer perguntas envolvendo a atual gestão, após um jornalista questionar se as imagens não influenciariam nas eleições para a prefeitura de Campo Grande, em 2024. “Questões políticas eu não falo porque não faz parte da minha área. Peço que não façam esse tipo de pergunta, porque não poderei responder perguntas como essa”.

Sem relógio - O deputado Lucas de Lima (PDT) sempre chega atrasado nas sessões da Assembleia Legislativa. Na quinta-feira (1), chegou às 10h. Aliás chegar no horário da sessão não é o forte dos parlamentares, até as 9h30 apenas cinco deputados já estavam presentes na sessão que começa às 9h. Enquanto a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) discursava sobre feminicídio, os parlamentares homens da Casa de Leis "passeavam" nos celulares

Nos siga no Google Notícias