ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Anarandà lança livro que celebra o grafismo indígena e raízes culturais

Por Thailla Torres | 27/11/2024 07:16
Anarandà é cantora e rapper indígena, que lança seu livro nesta quarta-feira. (Foto: Renan Braga)
Anarandà é cantora e rapper indígena, que lança seu livro nesta quarta-feira. (Foto: Renan Braga)

A cantora de rap e digital influencer da etnia guarani-kaiowá, Anarandà, lança nesta quarta-feira (27) seu livro Mbojeguaha – Grafismo. A obra, financiada pela Lei Paulo Gustavo em parceria com a Prefeitura de Dourados, busca a valorização e preservação dos grafismos e pinturas corporais guarani-kaiowá.

Escrito em guarani e português, o livro tem como principal objetivo registrar e perpetuar a história, os significados e a origem dos “mbojeguaha” – os traços artísticos que expressam identidade, espiritualidade e narrativas de resistência. “Queremos que as futuras gerações preservem essa história, além de promover o conhecimento entre os karai (não indígenas), para que essa cultura ancestral seja valorizada e perpetuada de forma correta e harmônica”, explica Anarandà.

Os grafismos carregam significados profundos e estão presentes em celebrações e práticas culturais realizadas nos territórios indígenas de Mato Grosso do Sul. No entanto, como destaca a autora, a falta de publicações e o desconhecimento sobre o tema têm levado ao uso inadequado desses elementos, dentro e fora dos territórios indígenas.

A obra também reflete sobre os impactos da invasão cultural e da “tese do branqueamento”, que têm gradualmente desviado os povos indígenas de suas raízes. Segundo Anarandà, essa desconexão ameaça transformar o grafismo em um simples modismo, esvaziando seus significados culturais e espirituais.

“Poucas pessoas compreendem que cada traço, curva ou linha representa histórias de guerra, celebrações ou aspectos fundamentais da nossa cultura. É preciso devolver o significado a esses grafismos e resgatar sua essência”, ressalta a autora.

Lançamento do livro: Mbojeguaha – Grafismo

  • Data: 27/11
  • Horário: 13h30
  • Local: Casulo - Espaço de Arte e Cultura (Rua Reinaldo Bianchi, 398 - Parque Alvorada, Dourados)
  • Entrada: gratuita

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias