ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Morre Arthur Moreira Lima, renomado pianista, aos 84 anos

Músico lutava contra um câncer no intestino desde o ano passado

Por Gustavo Bonotto | 30/10/2024 21:37
Arthur Moreira Lima era considerado "o Pelé dos pianos" pela crítica especializada. (Foto: Reprodução/Instagram)
Arthur Moreira Lima era considerado "o Pelé dos pianos" pela crítica especializada. (Foto: Reprodução/Instagram)

Arthur Moreira Lima, renomado pianista brasileiro, faleceu nesta quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis (SC). O artista lutava contra um câncer no intestino desde o ano passado. A informação foi confirmada por sua enteada à Folha de São Paulo.

Nascido no Rio de Janeiro, Moreira Lima se destacou na cena musical brasileira e internacional, tendo conquistado prêmios importantes, como o segundo lugar no Concurso Frédéric Chopin em 1965 e o terceiro lugar no Concurso Tchaikovsky em 1970. Apesar de seu talento reconhecido, o pianista optou por um caminho menos convencional, realizando o projeto "Piano pela Estrada", no qual levava seu piano em um caminhão e se apresentava em diversas cidades do Brasil, misturando repertórios clássicos e populares.

Em 1975, lançou um LP duplo interpretando peças do compositor Ernesto Nazareth, que na época ainda não era amplamente celebrado. O disco foi considerado uma das inovações do mercado musical brasileiro por Ronaldo Miranda, crítico do Jornal do Brasil. Moreira Lima também gravou obras de compositores como Chopin, Liszt e Heitor Villa-Lobos, e explorou o gênero do chorinho, contribuindo para seu renascimento nos anos 1970.

Com uma formação sólida, estudou com renomados professores na Europa e fez parte do Theatro Municipal do Rio, onde gravou ainda na juventude. Ao longo de sua carreira, o pianista se tornou conhecido por sua modéstia e preferência por evitar a publicidade excessiva, sendo um dos músicos menos entrevistados de seu tempo.

Moreira Lima também fez colaborações com artistas como Ney Matogrosso e atuou como apresentador de um programa de concertos na TV Manchete, ampliando seu alcance no cenário musical. Seu legado é marcado pela mistura de erudição e popularidade, além de uma trajetória que buscou democratizar a música por meio de suas apresentações.

O velório do artista ocorrerá nesta quinta (31) no Cemitério do Jardim da Paz, em Florianópolis, das 12 às 16h.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias