ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  01    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Comércio da Capital recorre a temporários, mas 34% planejam efetivar contratação

Pesquisa da CDL aponta que 12 mil temporários devem ser contratados no fim de ano para festas e Black Friday

Por Mylena Fraiha | 01/11/2024 09:15
Vendedora organizando peças de loja de acessórios, localizada no Centro de Campo Grande (Foto: Bruno Rezende)
Vendedora organizando peças de loja de acessórios, localizada no Centro de Campo Grande (Foto: Bruno Rezende)

Com a chegada do fim de ano, empresários do comércio da Capital recorrem às contratações temporárias para atender à demanda sazonal, mas a necessidade de pessoal continua mesmo após as festas. Com poucos funcionários no quadro, 34,15% dos empresários do setor esperam efetivar essas contratações.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Com a proximidade do fim de ano, empresários de Campo Grande estão aumentando as contratações temporárias para atender à demanda sazonal, com 34,15% planejando efetivar essas contratações após as festas. Uma pesquisa da CDL revelou que 51,46% das empresas buscam atendentes, vendedores e auxiliares, mas 44% enfrentam dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados. As características mais valorizadas incluem aprendizado rápido, bom relacionamento interpessoal e proatividade. Para suprir essas necessidades, a CDL oferecerá treinamentos e uma palestra sobre estratégias de atendimento ao cliente.

Os dados são de uma pesquisa realizada pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande, que consultou 150 empresas entre 23 e 28 de outubro. “Hoje, o setor de comércio e serviços carece muito de pessoas, principalmente na área de vendas”, afirma o presidente da CDL de Campo Grande, Adelaido Vila.

Adelaido explica que as movimentações de fim de ano, como o pagamento do 13º salário, as festas natalinas e as férias escolares, são fatores que favorecem o aquecimento econômico e, consequentemente, as novas contratações.

Esse aumento de recursos, juntamente com a Black Friday e as festividades de Natal, além das férias escolares, contribui para que diferentes setores da economia fiquem mais aquecidos, especialmente nas áreas de entretenimento, comércio e serviços”, acrescenta Adelaido.

As funções mais requisitadas incluem atendentes de loja, vendedores, auxiliares de vendas e serviços de entrega, com 51,46% das empresas planejando contratações temporárias. No entanto, 44% dos empresários apontaram dificuldades em encontrar trabalhadores qualificados e interessados, segundo a pesquisa.

Quem é contratado? - De acordo com a CDL, a pesquisa ainda evidenciou o perfil desejado pelos empresários para esses temporários. Entre as características comportamentais mais buscadas no mercado, estão: aprendizado rápido; bom relacionamento interpessoal; comunicação; criatividade; inteligência emocional; liderança; pensamento crítico; proatividade; produtividade; resiliência; visão sistêmica; vontade de crescer e aprender.

Na percepção de Adelaido, a disposição e a capacidade de resolver problemas para os clientes são diferenciais observados pelos empresários entre os trabalhadores temporários. “Aqueles que resolvem problemas para os outros dificilmente ficarão fora do mercado. Mesmo sem técnica de vendas, quem entende a importância de ser útil ao cliente e oferece as melhores soluções se torna um grande vendedor”, afirma.

Para atender a essas demandas, a CDL de Campo Grande informa que irá oferecer treinamentos e capacitações voltados ao desenvolvimento de habilidades em vendas. Além disso,  no dia 19 de novembro, será promovida uma palestra sobre “Encantamento de Clientes”, com foco em estratégias para atrair e manter clientes de maneira eficiente.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias