Do Nordeste ao MS, história de família ganhou os livros e encontro anual
Segunda festa para reunir familiares ocorre neste fim de semana em Cuiabá
O fim de semana é de confraternização da família Jorge Leite, em Cuiabá. Esta é a origem das famílias Couto, Bem e Cruz, que se espalharam por diversos estados, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, e, claro, Pernambuco, terra da chegada do português Manoel Jorge Leite ao Brasil ainda no fim do século XIX.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A família Jorge Leite se reuniu em Cuiabá para celebrar suas raízes, que remontam a Manoel Jorge Leite, um português que se estabeleceu no Brasil no final do século XIX. O evento contou com a presença de diversos membros da família, incluindo o ex-governador Osvaldo Sobrinho, e destacou a importância da genealogia através de livros publicados que documentam a história familiar. Com mais de 300 integrantes, a família se espalha por vários estados, e o encontro foi uma oportunidade para fortalecer laços e conhecer novos parentes, com planos para futuros encontros em diferentes localidades, incluindo Pernambuco, onde Manoel viveu.
A árvore genealógica da família é contada em duas edições do livro “Origem de Formação das Famílias Couto e Bem”. A primeira edição é de 2003 e a segunda foi lançada há quase dois anos, como explica Mauro Bem Filho, de 66 anos, autor dos livros e bisneto de Manoel Jorge Leite.
“É um livro de genealogia. A gente conseguiu uma pequena biografia para ilustrar, para os parentes se conhecerem melhor. são muitas fotografias. Couto, Cruz, Jorge Leite, todos fazem parte da família”.
Mauro Bem Filho é pesquisador e conta que o acervo de fotografias soma mais de 500 registros, facilitando o acesso para aqueles que ainda estão tendo a primeira impressão dos novos familiares. “É uma vasta atualização [da família]. Meu bisavô tinha 14 filhos, destes, muitos tiveram filhos, minha avó, por exemplo, teve 15, é uma família numerosa”, conta.
Mauro é natural de Jardim, município cearense localizado a 48 km de Juazeiro do Norte, onde reside atualmente. Ele conta que Manoel nasceu em Portugal, mas foi no Brasil que constituiu família. “Começou lá [no Nordeste], naquela região, e foi para o país todo”.
Entre os integrantes da numerosa família está o ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal e estadual de Mato Grosso, Osvaldo Sobrinho, de 75 anos. Atualmente afastado da vida política, Osvaldo nasceu em Pirapozinho (SP), na região de Presidente Prudente, e cresceu em Fátima do Sul, a mais de 230 km de Campo Grande. “São 300 pessoas aqui da família. Muita gente que não se conhece, é muito bom ver as raízes. Estivemos em Campo Grande no ano passado. Tenho parentes em Cuiabá e que estão conhecendo a família”, conta.
O laço nordestino é através do pai, natural de Belém do São Francisco (PE), e as raízes sul-mato-grossenses através da mãe, de 100 anos de idade, que reside em Fátima do Sul.
José Ancilon, de 65 anos, mora em Recife e fez questão de ir a Cuiabá para o segundo encontro da família, que já tem o próximo marcado novamente para Campo Grande em agosto do ano que vem. Mas vai além, marcar a quarta edição para onde Manoel Jorge chegou. “Queremos fazer lá [em Pernambuco], na casa onde ele morou”.
Ancilon revelou que a terceira edição será novamente em Campo Grande. “Dia 2 de agosto. Hoje é mais fácil se comunicar, estou muito agradecido”, conta.
Quem também marca presença na família é deputado estadual e ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos.
O empresário e organizador do segundo encontro da família, Pedro Cruz, de 70 anos, celebra a oportunidade de reunir tantas pessoas durante o fim de semana. “É uma grande colônia. Temos familiares de Campo Grande, Jateí, Fátima do Sul, Salgueiro (PE), Recife, São Paulo, Goiás, Tangará da Serra (MT). Estamos comemorando, a vida é muito curta”.
Para garantir uma boa recepção, Pedro preparou cardápio cuiabano a base de peixe, como caldo de peixe pantaneiro, farofa de banana, pacu assado, pintado à milanesa e filé de pintado grelhado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: