ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 21º

Comportamento

Há 13 anos na AACC, foi a vez de Cilene receber apoio após o câncer

O momento foi de muita emoção e as colegas aproveitaram para dizer palavras de afeto e esperança à cuidadora

Por Idaicy Solano | 03/12/2024 07:04

Após dedicar 13 anos de trabalho na Casa de Apoio da AACC/MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), foi a vez da cuidadora Cilene Alves de Brito, de 46 anos, ser retribuída com toda a solidariedade, empatia e suporte que presta aos pacientes, após ser diagnosticada com um câncer de mama.

A dinâmica foi organizada pela gestora de Cilene, Rosângela Barros, e consistiu em pintar os braços com tinta colorida e abraçar a cuidadora. A gestora explica que viu a ação em uma trend na internet, onde os netos utilizavam a dinâmica para eternizar o abraço na avó, então decidiu fazer a ação voltada para Cilene.

O momento foi de muita emoção, e as colegas aproveitaram para dizer palavras de afeto, esperança e carinho à cuidadora, destacando a esperança de que o tratamento seja bem-sucedido e tudo dê certo.

"Para mim hoje foi muito especial, muito emocionante e aconchegante. Vi que não estou sozinha, me sinto amparada. Somos uma grande família, compartilhamos de muitos momentos bons", expressa a cuidadora.

Ato foi para "eternizar" o abraço das colegas (Foto: Evelise Couto)
Ato foi para "eternizar" o abraço das colegas (Foto: Evelise Couto)

Cilene trabalha no salão de beleza da AACC/MS há 13 anos, e já atendeu a centenas de mães e crianças, com a difícil missão de raspar a cabeça dos pacientes quando necessário.

Ela detalha que, apesar de ser um trabalho difícil, por ter que lidar com a emoção e sentimentos dos pacientes e seus familiares, também é muito gratificante fazer parte deste momento, e tentar torná-lo o mais empático e menos triste, na medida do possível.

"É gratificante atendê-los, é um carinho, um apego que eles têm comigo. Ver um sorriso no rostinho deles é muito gratificante. Também tendo as mães quando estão na casa de apoio, um gesto de deixar elas mais animadas", explica.

Cilene conta que o diagnóstico veio em outubro, justamente no mês da prevenção contra o câncer de mama, após ela fazer o exame anual. Ela expressa que foi um "susto enorme", mas que continua firme e forte, com apoio da família e amigos.

Por ter descoberto a doença ainda no estágio inicial, as chances de cura são altas, e Cilene já iniciou o tratamento. A cuidadora passa por uma cirurgia de retirada de um quadrante do seio esquerdo hoje (3), e depois por biópsia, para definir se o restante do tratamento será por meio de quimioterapia ou radioterapia.

Cilene finaliza fazendo um apelo. "Quero pedir a todas as mulheres que tem acima de 40 anos que façam o exame, pra que lá na frente não tenha uma surpresa desagradável. Eu descobri no começo graças a Deus. Gratidão a todos que estão orando por mim".

No mesmo lugar onde oferece apoio a centenas de pacientes, Cilene encontrou apoio de colegas (Foto: Evelise Couto)
No mesmo lugar onde oferece apoio a centenas de pacientes, Cilene encontrou apoio de colegas (Foto: Evelise Couto)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias