Córrego em Bodoquena impressiona pela água azul e é opção para feriado
No passeio de flutuação pelo Córrego Azul dá para ser visto plantas aquáticas, piraputangas, arraias, entre outros peixes
Mato Grosso do Sul tem inúmeros destinos ecoturísticos incríveis e mágicos. Bodoquena, distante 266km da Capital, é uma cidade muito rica quando se trata da natureza, mas ela ainda guarda cantos pouco conhecidos, como o Córrego Azul, rio de águas cristalinas azuladas, que fica a 21km do centro da cidade.
O local tem um circuito de atrativos, como flutuação e mergulho, agregados a uma diversidades de peixes como a que tornou o município de Bonito conhecido internacionalmente. Abaixo do espelho d'água, também é possível observar uma diversidade de plantas aquáticas e no rio Salobra, piraputangas, arraias, entre outros peixes.
As águas são tão transparentes que causam uma ilusão de ótica deixando acreditar que o leito parece estar a centímetros de profundidade, quando a realidade é exatamente a contrário, pode chegar entre 2 e 8 metros, dependendo do local.
Esse efeito cintilante da tonalidade da água se dá pelo leito do córrego ser branco, formado por conchas de pequenos caramujos e a grande proporção de magnésio presente, algo muito incomum para a região. Em alguns locais é possível detectar dutos com enorme quantidade de água e microbolhas de CO2 brotando do subsolo.
Para chegar até a nascente do córrego o passeio é feito de barco a motor elétrico. A flutuação tem um percurso de 500 metros quando o rio Salobra está cheio, durando cerca de 40 minutos. Quando as águas estão abaixo da média a trilha é feita de carro.
Os passeios custam R$ 176 (individual) em baixa temporada e R$ 199 (individual) em alta temporada, sempre com almoço incluso.
Algumas agências oferecem os passeios no Córrego Azul. A Bella Tur Ecoturismo, através do telefone 3268-1526; o Parque das Águas Reserva e Turismo, pelo telefone 99914-9402; e a Serrana Tour, por meio do telefone 3268-1346.