Documentário sobre mulheres na ciência faz de bar uma "sala de cinema"
Curta será exibido, de forma gratuita, em bar da 14 de julho, às 19h30 deste sábado
Com a proposta de aproximar o público da ciência a Rua 14 de Julho vai virar palco para contar histórias de mulheres na área de pesquisa. Pela primeira vez, o documentário "Mulheres na Ciência" será exibido fora do circuito acadêmico, levando a trajetória de pesquisadoras que enfrentam desafios como a maternidade, a desigualdade de gênero e a luta por espaço na liderança acadêmica.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Documentário "Mulheres na Ciência" será exibido pela primeira vez fora do circuito acadêmico em Campo Grande. O evento gratuito ocorrerá no Pizza Pub, na Rua 14 de Julho, e visa aproximar o público da ciência, transformando o bar em uma sala de cinema. O curta retrata a trajetória de pesquisadoras, abordando desafios como maternidade, desigualdade de gênero e a busca por espaço na liderança acadêmica. Inspirado no movimento internacional "Pint of Science", o projeto, realizado em parceria com a Fundect e a UEMS, busca ocupar novos espaços e integrar ciência e cultura. O documentário, lançado em 2024, já foi exibido em universidades e na 77ª Reunião Anual da SBPC. A iniciativa celebra a persistência das mulheres na ciência e a conquista de seu espaço.
O evento tem entrada gratuita, mas os lugares são limitados, por isso, vale chegar cedo para garanti o lugar. O curta será exibido no Pizza Pub, na Rua 14 de Julho, 2553. A ideia é simples, transformar um bar em sala de cinema e abrir espaço para a conversa.
André Mazini, coordenador do projeto explica que a ação é inspirado no “Pint of Science”, movimento internacional que leva debates científicos para os bares. O projeto é feito em parceria com a Fundect e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
“Queremos ocupar novos espaços e mostrar que ciência e cultura podem caminhar juntas. A juventude precisa ver que esses temas também pertencem a ela”, resume.
"Vamos celebrar as vidas e as histórias que o documentário retrata, mas também a persistência de cada mulher que investe a grande quantidade de tempo e energia necessários para criar a realidade em que a gente ocupa os espaços que deseja", explica Nicoli Dichoff, que dá voz à narração da parte ficcional do documentário.
Lançado em 2024, o documentário já passou por universidades e grandes eventos, como a 77ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.