ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  31    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Ambiental inicia fiscalização para proteger aves em período de reprodução

A operação monitora áreas de ninhos para evitar a ação de traficantes

Por Inara Silva | 31/08/2025 13:50
Ambiental inicia fiscalização para proteger aves em período de reprodução
Policiais ambientais em monitoramento no rio. (Foto: Arquivo/Divulgação)

A fim de evitar o tráfico de aves, entre agosto e dezembro, a Polícia Militar Ambiental (PMA) realiza a Operação Bocaiuva. Nesta época, ocorre a reprodução da maioria das aves silvestres em Mato Grosso do Sul, fato que atrai pessoas interessadas em retirar ovos e filhotes dos ninhos visando à comercialização clandestina.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul iniciou a Operação Bocaiuva, que visa combater o tráfico de aves durante seu período reprodutivo, entre agosto e dezembro. A ação tem foco especial na proteção dos psitacídeos, como papagaios, cujos ninhos são alvos frequentes de traficantes. A operação inclui monitoramento de áreas de nidificação e reforço da fiscalização em pontos estratégicos do Estado. O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

Segundo a assessoria de imprensa do 1º Batalhão da PMA, a ação é voltada principalmente à proteção dos psitacídeos, como os papagaios, que têm ninhos frequentemente visados por traficantes.

A operação inclui monitoramento de áreas de nidificação (construção de ninhos) e reforço da fiscalização em pontos estratégicos do Estado, com barreiras, patrulhamentos e inspeções em locais vulneráveis à captura ilegal.

O tráfico de animais silvestres é apontado como a terceira atividade criminosa mais lucrativa do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.