ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  02    CAMPO GRANDE 21º

Diversão

Espetáculos gratuitos ocupam Campo Grande durante o mês de maio

Do Amazonas a São Paulo, de Belém ao coração do Pantanal, o projeto Escambo: Rede Parente chega a Campo Grande

Por Thailla Torres | 02/05/2025 09:33
 Espetáculos gratuitos ocupam Campo Grande durante o mês de maio
Fulano di Tal apresenta A Fabulosa História do Guri-Árvore nos dias 3 e 4 de maio. (Foto: Johnny Faustino)

Por todo canto da cidade, o teatro vai bater à sua porta, ou, pelo menos, tomar os fins de semana de maio com arte, sotaques, histórias e afetos vindos de todos os cantos do país. Do Amazonas a São Paulo, de Belém ao coração do Pantanal, o projeto Escambo: Rede Parente chega a Campo Grande com uma missão: ocupar a cidade com teatro. E o melhor? Tudo de graça.

A cada sábado e domingo de maio, um novo espetáculo. A cada semana, um grupo diferente, uma estética, uma história, uma provocação.

A cena começa neste fim de semana, dias 3 e 4, com a casa abrindo as cortinas para ela mesma: o grupo campo-grandense Fulano di Tal apresenta A Fabulosa História do Guri-Árvore, inspirado na poesia de Manoel de Barros e selecionado para o Palco Giratório do Sesc.

Na sequência, nos dias 10 e 11, é a vez da Cia Cisco (SP) invadir a Estação Cultural Teatro do Mundo com Com os Bolsos Cheios de Pão. O título já é uma promessa de esquisitice sensível, daquelas que dão vontade de sair do sofá só pra ver o que é que tem nesse pão todo.

De Manaus, chega HUMA/, nos dias 17 e 18. Um grito em forma de corpo. Uma performance sobre ser gente, ser minoria, ser resistência.

Para fechar maio, Belém aporta com o espetáculo MOMO – Um ato poético para testemunhas, nos dias 24 e 25, que mistura cartas, memórias e silêncios herdados entre homens de uma mesma família.

Mas não para por aí. Tem oficinas pra quem gosta de botar a mão na massa (ou no palco), mesas públicas pra pensar teatro e cidade, e encontros que talvez não mudem sua vida,  mas que têm tudo pra fazer ela respirar melhor por algumas horas.

“Já cruzamos mais de 10 mil quilômetros entre São Paulo, Belém, Manaus e Mato Grosso do Sul”, conta Edgar Castro, um dos idealizadores do Escambo. “Mas são as distâncias simbólicas que mais me tocam, essas, creio, são infinitas”.

Tudo acontece entre o Espaço Cultural Fulano di Tal (Rua Rui Barbosa, 3099) e a Estação Cultural Teatro do Mundo (Rua Barão de Melgaço, 177)

A programação completa, com horários, oficinas e mesas, também está no Instagram @projetoescamboredeparente. As vagas são limitadas, mas o acesso é gratuito.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias