Está de férias? Campo Grande tem exposições, trilhas e parques
Confira lista de atividades para curtir a cidade, para quem está sem viajar no início do ano
Mais um ano se inicia, e com ele, o período de férias coletivas e férias escolares. Para quem não conseguiu programar uma viagem e vai curtir janeiro em Campo Grande, opção de lazer não falta para aproveitar a Capital Morena com a família e os amigos.
Com exposições, trilhas, parques e bibliotecas, as sugestões do Lado B de hoje convidam os leitores a, além de se divertirem, tirarem as velhas metas do papel, e aproveitarem a energia de renovação para iniciarem um novo hobby ou esporte.
Parques
Ano novo, hobbies novos. E nada como começar o ano tirando a poeira da boa e velha meta de começar janeiro com o pé direito na prática de esportes. Para isso, Campo Grande dispõe de vários parques pela cidade para se exercitar, seja com caminhadas, corridas, yoga ou até mesmo para andar de bicicleta.
O Parque das Nações Indígenas, nos altos da Afonso Pena, oferece 1.163.876,98 m² com estrutura para lazer e descanso. Por lá, também é possível alugar bicicletas e desfrutar do pôr do sol bebendo água de coco. O parque funciona todos os dias, das 6h às 20h.
Outra opção repleta de paisagens verdes e sombra fresca é o complexo do Parque dos Poderes, que conta com ampla ciclovia para o trânsito de bicicletas. O local tem a rua parcialmente fechada aos finais de semana para o público aproveitar o espaço, além de vendedores de lanches, sucos e água de coco para reabastecer as energias.
O Horto Florestal, na Rua Joel Dibo, tem um espaço arborizado e repleto de bancos, boa opção para reunir com os amigos e aproveitar um tempo de qualidade ao ar livre. O parque funciona todos os dias, das 8h às 18h. Às sextas fecha mais cedo, às 16h, aos sábados às 12h, e aos domingos, 15h.
Na Mata do Jacinto, o Parque do Sóter também é uma opção para passar um tempo na natureza, praticando esportes em grupos nas quadras ou andando de skate na pista. O espaço funciona todos os dias, das 6h às 21h.
Exposições
O Museu da Imagem e do Som, localizado no terceiro andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, apresenta a exposição “O Tempo Quando Olho”, da artista Sara Welter (SYUNOI). A mostra explora o conceito de tempo por meio de técnicas como desenho, ilustração, pintura e instalação, destacando o desgaste, as incertezas e os acasos que moldam nossas experiências. A exposição está aberta para visitação até 16 de janeiro, de segunda a sábado, das 7h30 às 17h30.
O Centro Cultural José Octávio Guizzo apresenta a exposição "A Ferro e Fogo", parte do projeto Arte nas Estações, idealizado por Fabio Szwarcwald e patrocinado pela Energisa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As obras que retratam desde paisagens naturais até episódios marcantes da história brasileira, como o embarque de escravos, a morte de Zumbi dos Palmares e o enterro de Chico Mendes,. A mostra combina arte e reflexões sobre a relação entre o ser humano e o ambiente.
A exposição pode ser visitada gratuitamente até 19 de fevereiro, de terça a sábado, das 9h às 18h (com horário estendido às quintas até 20h). O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de Agosto, 453.
Para estimular a leitura
O mês também conta com lançamento de livro e as portas da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim estão abertas para receber o público. É uma boa oportunidade para tirar a poeira das metas de leitura, e mergulhar em diversas histórias por meio das páginas.
Na sexta-feira (10), acontece na Casa de Cultura o lançamento do livro “Um passeio pelas paisagens sul-mato-grossenses” da escritora Telma Maria Rodrigues. A obra é uma imersão pelas paisagens rurais do Estado, revelando a dinâmica social, familiar e de negócios do interior. O evento acontece às 19h, na Casa de Cultura, na Avenina Afonso Pena, número 2270. A entrada é gratuita.
Ja a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, que fica no andar térreo do Memorial da Cultura, dispõe de um ambiente silencioso e tranquilo, e a biblioteca também faz empréstimo ou troca gratuita de livros.
Teatro
A partir do dia 18 de janeiro, a Turma da Bolonhesa, da Estação Cultural Teatro do Mundo, fará uma série de apresentações com peças que vão de clássicos da literatura infantil. As apresentações acontecerão sempre aos sábados, às 16h.
No dia 18, terá a peça Pinóquio. Em seguida, no dia 25 será a vez de Flicts. O público também poderá ver Romeu e Julieta no dia 1º de fevereiro. A programação também conta com as encenações de Pequeno Príncipe e Dom Quixote, no dia 8 de fevereiro e o no dia 15, respectivamente.
A estação cultural está localizada na Rua Barão do Melgaço, número 177, Centro. As apresentações são gratuitas.
Pesqueiros
Localizado na Avenida Roseira, nº 732, no Jardim Leblon, o Pesqueiro Chácara Bonança tem a modalidade “pesque e pague” e restaurante, para passar uma tarde de descanso à beira do lago pescando com a família. Aos finais de semana e feriados, o espaço funciona das 8h às 18h, a entrada custa R$ 15, já incluso o pesque e pague.
Já o Pesqueiro do Parque está na Avenida Hiroshima, nº 261, no Carandá Bosque, o espaço de pesca funciona das 8h às 20h aos finais de semana e feriados. Com vários registros de peixes enormes fisgados, o local também é uma opção para relaxar e curtir uma pescaria.
Trilhas
Há 20 quilômetros de Campo Grande, o Morro do Ernesto é opção de trilha com direito a pico de contemplação do pôr do sol. O morro está localizado na Fazenda Córrego Limpo, na região do Inferninho, na saída para Rochedo.
O trajeto conta com uma subida de dificuldade moderada, com percurso de 2,5 quilômetros incluindo subidas e descidas. O tempo médio do percurso é de 50 minutos.
Para visitar o local, é necessário apresentar documentos de identificação pessoal, e pagar uma taxa de R$ 20 (crianças até 12 anos não pagam). O horário de funcionamento da atração é das 6h às 16h, com direito a banho de rio. Para agendar uma visita, basta entrar em contato no telefone (67) 3304-8382.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.