ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 30º

Diversão

Festa do Queijo sonha com dias mais fartos em Rochedinho

A 8ª edição será neste sábado (10), e produtores cruzam os dedos por mais movimento e menos esquecimento

Por Natália Olliver | 08/05/2025 08:27
Festa do Queijo sonha com dias mais fartos em Rochedinho
Festa do queijo acontece nesse sábado (10 de maio), em Rochedinho (Foto: Ana Paula Fernandes)

Queijos de todos os tipos, doces feitos no tacho, leite fresquinho e manteiga de sabor caseiro prometem encantar quem passar por Rochedinho neste sábado (10), durante a 8ª Edição da Festa do Queijo. A tradição segue viva no distrito a 29 km de Campo Grande, mas entre os expositores, o clima ainda é de esperança contida, e um quê de frustração.

É que, segundo eles, a divulgação feita pelo município este ano foi tímida demais. E quem já enfrentou barraca vazia, produto encalhado e céu fechado sabe: confiança também precisa de ajuda.

Quem expõe os produtos há anos conta que ano passado choveu demais e foi ruim. Em 2024, colocaram na mesma época das festas juninas e ainda ficaram sem internet. Agora, para 2025, a cautela dita o ritmo: nada de levar grandes estoques, para evitar prejuízo.

Mesmo assim, a Festa do Queijo segue como uma das datas mais queridas do calendário festivo de Campo Grande. São cerca de 40 expositores reunidos na praça central do distrito, com expectativa de atrair até 10 mil visitantes ao longo do dia. A praça se transforma num mosaico de sabores e sotaques, onde cada banca conta uma história.

Uma dessas histórias é a da Lindamar Rodrigues, doceira de mãos firmes e receitas suaves. Ela participa da festa desde o começo e, mesmo com os tropeços, ainda acredita no retorno. Só que, este ano, vai com os pés no chão. Quer lear de 120 a 140 unidades do produto que vende. É pouco perto dos outros outros anos.

Entre doces cremosos feitos no banho-maria a vapor, barras com amendoim e leite que lembra infância, Lindamar carrega mais do que sabores, carrega fé. “Este ano é o oitavo que eu participo”, diz com orgulho. “Mas é isso: vai muita gente... Só que tem que divulgar, né? De hoje pra frente tem que ter divulgação. Muitos nem sabem que vai ter o evento”, desabafa.

Festa do Queijo sonha com dias mais fartos em Rochedinho
Ao todo, 40 expositores estarão na 8ª edição da Festa do Queijo (Foto: Divulgação\Arquivo)

Amarildo Barbosa é produtor de leite e também vai reduzir pela metade a quantidade de produtos que pretende vender na tradicional festa. “Na última, levei aproximadamente 600 unidades, entre queijo nozinho, provolone, queijo cabacinha, trancinha, queijo caipira e tipo minas padrão. Este ano estou com medo, vou com umas 300 unidades só, porque não vejo divulgação”, afirma.

Apesar da cautela, ele reforça que a festa é especial. “A festa é uma coisa maravilhosa, e este ano os expositores estavam felizes, porque finalmente tivemos internet. Ano passado teve um vendaval. No outro ano, não tinha internet, mas mesmo assim a festa sempre crescia”, relembra.

Fernando Luís de Souza Modesto é sócio da empresa Leite Caipira e integra a Associação de Vendedores do Leite Caipira. Esta será sua terceira participação na Festa do Queijo. Além dos queijos, o expositor levará doce de leite e manteiga, com uma média de até 300 unidades.

“Houve o lançamento da festa, mas, de fato, está sendo tudo em cima da hora. Agora que temos internet, melhorou bastante. A gente entende que não haverá problema com isso. Ano passado competimos com as festas juninas. Este ano, acredito que o público será de 5 a 6 mil pessoas. Tem tudo para dar certo”, aposta.

Ele ainda lembra que, em 2022, a principal queixa foi a falta de estacionamento. “Em 2023, correu tudo bem, mas havia problemas com a internet, o que afeta bastante, porque muita gente usa Pix e maquininha de cartão. Além disso, no ano passado, a data teve que ser alterada”, relata.

Procurada pela reportagem, a Secult (Secretaria Executiva de Cultura) informou que a "festa está sendo amplamente divulgada em canais oficiais e diversas redes sociais. O evento está consolidado, com um público fiel que aguarda todos os anos pela festa, o que, segundo a pasta, permite manter uma perspectiva positiva quanto ao fluxo de visitantes".

Sobre a estrutura, a secretaria explicou que, nesta edição, tanto o palco quanto os expositores estarão localizados na Rua Carlos Gomes, com o objetivo de melhorar a organização e a circulação do público. Pela primeira vez, o fluxo da rua principal será mantido livre, o que deve facilitar o trânsito e o estacionamento durante o evento.

A Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) informou que a segurança será reforçada com o apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que contará com viaturas de duas e quatro rodas. Já a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) informou que realizará a interdição das vias a partir das 16h e manterá equipes no local.

Aqui fica o convite 

A Festa do Queijo de Rochedinho chega com toda sua tradição neste sábado, 10 de junho. A partir das 18h, o palco se abre para o som de Zezé do Pantanal. Às 19h30, a cerimônia oficial de abertura dá o tom festivo. Às 21h tem Os Filhos de Campo Grande. O encerramento será às 23h.

Rochedinho fica a 29 km de Campo Grande.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias