Pêssego é aliado na saúde da pele e previne constipação
Além de inúmeros benefícios para o corpo, a fruta é opção para incrementar tortas, saladas e muito mais
As frutas são repletas de nutrientes essenciais para a nossa saúde, além de serem fontes ricas em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e prevenir doenças. Na série 'Frutas da Estação' do Lado B no Faz Bem! de hoje vamos falar sobre o pêssego, uma fruta refrescante e nutritiva, que traz uma série de benefícios para quem a consome.
Segundo a nutricionista Aline Omena Aureliano, o pêssego é uma fruta suculenta e rica em vitaminas e antioxidantes, ele pode ser um grande aliado para quem busca uma alimentação equilibrada.
Algumas das curiosidades sobre a futa é que ela é originária da China e é símbolo de longevidade e imortalidade na cultura oriental. O seu sabor doce, somado a suas poucas calorias, também tornam a fruta uma boa opção para dietas de emagrecimento.
O pêssego pode ser consumido desde a casca até a carne, mas a nutricionista alerta que o caroço contém compostos naturais que, em grandes quantidades, podem ser tóxicos, por isso não é recomendado consumir a semente.
Benefícios para a saúde
O consumo regular do pêssego pode trazer vantagens para diferentes aspectos da saúde, incluindo a saúde da pele, melhora da digestão, hidratação do corpo e fortalecimento do sistema imunológico.
A fruta é uma rica fonte de vitamina C e antioxidantes, que ajuda na produção de colágeno e combate o envelhecimento precoce, além de ser rico em fibras, o que auxilia no funcionamento intestinal e previne a constipação.
Por possuir um alto teor de água, também contribui para a hidratação e bom funcionamento do organismo e a presença de vitaminas A e C fortalecem as defesas do corpo contra infecções. Além disso, esse combo de vitaminas ajudam na
A fruta também possui vitaminas do complexo B (B3 e B5), que auxiliam na produção de energia e na saúde do sistema nervoso, e potássio, que é essencial para a saúde cardiovascular e controle da pressão arterial.
O pêssego também contém compostos bioativos que ajudam a combater os radicais livres e reduzir inflamações. A casca também pode ser consumida e possui muitas fibras que ajudam no funcionamento do intestino.
Sugestões para o consumo
A nutricionista destaca que a melhor forma de consumo da fruta é in natura, pois é a melhor maneira de aproveitar os seus nutrientes. Porém, ela também é ótima opção para se refrescar com sucos e vitaminas e combiná-la com outras frutas.
O pêssego também pode ser utilizado em saladas verdes ou de grão, trazendo um toque agridoce ao prato, ou em sobremesas, como tortas, geleias, compotas e iogurtes. Outra forma de consumo sugerida por Aline é em chás e infusões. “Suas folhas também podem ser utilizadas para chás com propriedades digestivas”, completa.
Receitas
A chef de cozinha Helen Braz ensina uma receita para incluir o abacaxi no cardápio de maneira criativa, que combina a doçura do pêssego grelhado, o salgado do presunto de Parma e o frescor da hortelã. Para acompanhar essa e outras receitas, basta acessar o perfil @chefhelenbraz nas redes sociais.
Crostini de pêssego grelhado e presunto de Parma
Ingredientes
- 1 baguete
- 150g de cream cheese
- 18 fatias de presunto de Parma
- 2 pêssegos grandes
- Hortelã fresco quanto baste
- Manteiga quanto baste
Modo de fazer
- Corte a baguete em fatias médias, pincele com a manteiga de ambos os lados e coloque num grelhador. Quando ganhar cor retire e reserve
- Corte os pêssegos em fatias e doure na frigideira com manteiga
- Espalhe uma pequena porção de cream cheese em cima de cada crostine
- Disponha 2 fatias de presunto de Parma em cima e um pouco de pêssego. Decore com as folhas de hortelã
Sugestões da Nutri
Smoothie de Pêssego com Iogurte
Ingredientes:
2 pêssegos maduros (sem caroço)
1 copo de iogurte natural ou grego
1/2 xícara de leite (ou leite vegetal)
1 colher de sopa de mel (ou adoçante a gosto)
Gelo a gosto
Modo de preparo
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa. Sirva imediatamente.
Salada de Folhas com Pêssego e Queijo Fresco
Ingredientes:
2 pêssegos fatiados
Mix de folhas verdes (alface, rúcula, espinafre)
100g de queijo fresco em cubos
Nozes ou castanhas picadas
Mel para regar
Azeite e vinagre balsâmico a gosto
Modo de preparo
- Misture as folhas, os pêssegos fatiados e o queijo fresco. Regue com mel, azeite e vinagre balsâmico. Finalize com as nozes picadas
Chá Gelado de Pêssego
Ingredientes:
4 xícaras de água quente
2 saquinhos de chá-preto ou verde
2 pêssegos maduros (sem caroço)
1/4 xícara de açúcar (ou adoçante a gosto)
Gelo e folhas de hortelã para servir
Modo de preparo:
- Prepare o chá com a água quente e deixe esfriar
- Bata os pêssegos com o açúcar no liquidificador até formar um purê
- Misture o purê ao chá gelado e sirva com gelo e folhas de hortelã
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.