Inscrições para o Fórum Internacional da Rota Bioceânica estão abertas
Evento deve reunir presidente do Paraguai e autoridades do governo brasileiro na Capital
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Campo Grande será palco do encontro de autoridades regionais do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, que estarão reunidas no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, no Parque dos Poderes, para discutir as oportunidades e desafios da Rota Bioceânica.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Campo Grande sediará o Fórum Internacional da Rota Bioceânica, reunindo autoridades de Brasil, Argentina, Chile e Paraguai para discutir oportunidades e desafios da rota. O evento, gratuito e aberto ao público, abordará temas como infraestrutura, segurança, logística, comércio exterior e turismo. A programação inclui painéis, reuniões de governadores e prefeitos, e a expectativa da presença dos presidentes do Brasil e Paraguai. A Rota Bioceânica, com 3.250 km, conectará os oceanos Atlântico e Pacífico, impulsionando o comércio com a Ásia. O fórum também terá transmissão ao vivo pela TV Educativa.
O evento, que é gratuito e aberto para empresários e membros da sociedade civil, já está com inscrições abertas, e a programação completa pode ser consultada no link oficial.
- Leia Também
- Riedel discute projetos de duplicação de rodovias para 2026
- Governo aumentou tarifa de pedágio para fazer vingar leilão de Rota da Celulose
Organizado pelo governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o fórum contará com o apoio da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e do Sebrae-MS.
O objetivo do encontro é debater questões fundamentais relacionadas à infraestrutura, segurança, logística, comércio exterior, turismo e o impacto socioeconômico da Rota Bioceânica.
Jaime Verruck, titular da Semadesc, destaca a relevância do evento, ressaltando que "cada país tem um papel importante para a concretização da infraestrutura da Rota Bioceânica, com a previsão de que, em dois anos, toda a estrutura esteja consolidada". A pauta do fórum também abordará questões aduaneiras, essenciais para a competitividade da Rota.
Programação - A programação está estruturada para promover a integração regional entre os quatro países participantes. No primeiro dia, 18 de fevereiro, acontecerá a abertura oficial com apresentação cultural e hasteamento das bandeiras, além da reunião dos prefeitos do Corredor Bioceânico e Sessão de Negócios. Há ainda a expectativa da presença dos presidentes do Brasil e do Paraguai para o evento.
No dia seguinte, 19 de fevereiro, os participantes participarão de painéis sobre temas como setor privado, infraestrutura, tecnologia, inovação, alfândega e impacto social, além de reuniões dos governadores. O evento será encerrado no dia 20, com a apresentação das atas das comissões técnicas e a divulgação da “Carta de Campo Grande”, que consolidará os principais encaminhamentos do evento.
Com um trajeto rodoviário de 3.250 km, a Rota Bioceânica conectará os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando territórios de quatro países e abrindo novas perspectivas para os mercados asiáticos. A programação incluirá estandes para exposição, reuniões das comissões técnicas e apresentações culturais.
O evento também será transmitido ao vivo pela TV Educativa, garantindo que todos possam acompanhar os debates e discussões de forma acessível.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: