ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

"Miolo Selvagem" surpreende com pães cheios de pistache a cramberry

No universo da Gastronomia, Danilo decidiu fazer pães de fermentação natural e criou o "Miolo Selvagem"

Thailla Torres | 11/02/2022 09:05
Dos pães simples aos recheados, Danilo transformou receita querida no café da manhã.
Dos pães simples aos recheados, Danilo transformou receita querida no café da manhã.

A faculdade de Gastronomia é a porta de entrada para o universo da culinária, em que alunos descobrem suas preferências e fazem delas arte para servir à mesa. Danilo Lemos, de 21 anos, usou todo o seu conhecimento durante a graduação para aprimorar uma das receitas infalíveis no café da manhã ou lanche dos brasileiros: o pão.

Foi assim que, nos últimos meses, ele passou a surpreender amigos e a própria família com sabores irresistíveis da massa de fermentação natural. Diferente do pão francês de supermercado ou aquele industrializado em que o cheiro ou gosto do fermento é perceptível para muitos, Danilo optou por uma produção de fermentação longa. Assim, nasceu sua nova marca, a Miolo Selvagem.

Mas, antes de dar uma mordida no pão ou cortá-lo para provar com uma manteiga, quem recebe os pães de Danilo saboreia, sem dúvidas, primeiro com os olhos. Os pães são bonitos, do tipo que vale até para uma mesa de café da manhã mais sofisticada ou chá da tarde com os amigos.

A clássica focaccia também é uma das receitas prediletas.
A clássica focaccia também é uma das receitas prediletas.

Danilo conta que o interesse pelos pães começou ainda na universidade, quando passou a pesquisar variedade de fermentações. “Comecei a fazer pão nessa mesma tendência e assim, desenvolvi um gosto pelo pão”.

Ele cursou Gastronomia em Balneário Camboriú (SC) e foi lá que também teve a ideia de aprimorar suas técnicas com um projeto que alimentou e transformou o dia de pessoas em situação de rua.

“Era um projeto de doação. Eu fazia pães para doar à comunidade onde eu morava. Com isso, eu gostei ainda mais e passei a me aprofundar na produção de pães”.

No retorno à Campo Grande, Danilo fez amigos e familiares de cobaias. Até o Lado B experimentou uma de suas massas antes do nascimento da marca e, naquela época, o sabor já provava que estava na hora desses pães chegarem às pessoas.

“Assim, quando atingi um grau de experiência, decidi começar a vender”. As primeiras vendas foram no espaço Recanto das Ervas, conhecido pelo menu saudável e de ingredientes naturais, produzidos pela própria dona.

Mas a cobrança dos amigos fez com que Danilo criasse um cardápio para encomendas.

Que tal um pão recheado com cramberry?
Que tal um pão recheado com cramberry?

Com pães mais leves, de fermentação longa, há diferentes sabores. Tem dos pães simples aos recheados de pistache e semente de abóbora, batata doce roxa, nozes e cramberry, azeitona preta e multigrãos. Os simples são R$ 20,00 e os recheados R$ 30,00.

Na esteira dos apaixonados por focaccia, uma receita italiana clássica que serve como aperitivo em muitos eventos, Danilo também investiu no preparo. No cardápio para encomendas tem focaccia de azeitona preta, cebola roxa, muçarela de búfala e tomate cereja ou de calabresa. Parte do cardápio de Danilo atende, também, o público vegano.

Sobre o diferencial, o chef destaca: “A fermentação longa deixa o pão mais nutritivo, você consegue absorver mais os nutrientes dele, além disso, é um pão mais leve, sua casca fica mais crocante e o sabor é bem superior ao do fermento biológico”, defende.

Quem quiser saborear um dos pães ou focaccias de Danilo, as encomendas devem ser feitas com, no mínimo, 48 horas de antecedência.

O contato pode ser feito pelo Instagram @mioloselvagem.

Sobre o diferencial, o chef destaca: “A fermentação longa deixa o pão mais nutritivo, você consegue absorver mais os nutrientes dele, além disso, é um pão mais leve".
Sobre o diferencial, o chef destaca: “A fermentação longa deixa o pão mais nutritivo, você consegue absorver mais os nutrientes dele, além disso, é um pão mais leve".

Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias