Irrigação e armazenagem de grãos passam a ter monitoramento
Parceria entre governo e entidades expande sistema de informação do agronegócio
A irrigação e a armazenagem de grãos em Mato Grosso do Sul passam a ser monitoradas a partir desta semana. Técnicos vão visitar propriedades para levantar dados sobre a capacidade de estoque e o uso de água nas lavouras. O objetivo é dar mais precisão às informações sobre a infraestrutura agrícola do Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O trabalho faz parte do Sistema Siga (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), parceria entre o Governo do Estado, Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja), que já acompanham o plantio, o desenvolvimento e a colheita de soja e milho.
- Leia Também
- Depois da carne, Trump mira soja; setor em MS quer garantir competitividade
- Safra de milho avança, mas ventos causam perdas em quatro municípios
A nova etapa, segundo a entidade, amplia o levantamento para identificar gargalos e possibilidades de investimento. O técnico de campo da Aprosoja, José Alberto dos Santos, explica a importância do trabalho realizado pelo Siga.
“Nosso papel é visitar as propriedades, acompanhar o plantio, as variedades utilizadas, as aplicações e as condições das lavouras. A partir do retorno dos produtores que acompanhamos, conseguimos perceber o quanto esse monitoramento auxilia no planejamento das safras. As informações levantadas pelo projeto têm contribuído muito para a organização e eficiência das propriedades”, destaca.
Além da irrigação e da armazenagem, o estudo vai mapear indústrias e cooperativas que compram a produção local. A localização dessas unidades será registrada para entender a distribuição e o destino dos grãos produzidos em Mato Grosso do Sul. Para a realização das atividades, a Aprosoja tem 12 técnicos de campo, além do suporte de profissionais da equipe interna.
"O Siga é uma referência nacional em dados agronômicos e econômicos, sendo amplamente utilizado na tomada de decisões estratégicas por órgãos governamentais, instituições públicas e privadas, tanto no estado quanto no país. Com os dados coletados pelas equipes da Aprosoja, é possível obter uma visão abrangente dos desafios e das potencialidades do agronegócio sul-mato-grossense. Essa ferramenta contribui diretamente para a formulação de ações estratégicas que beneficiam os produtores rurais e ajudam a atrair novos investimentos para o estado”, destaca o presidente da associação, Jorge Michelc.
Os resultados serão divulgados em boletins semanais e relatórios semestrais. Segundo a coordenação do projeto, as informações ajudam produtores a planejar a produção e a negociar com mais segurança.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.