Produção de soja em MS deve superar safra passada em 18%
Até o momento, 96,4% da área total da leguminosa já foi colhida
A produção de soja em Mato Grosso do Sul deve atingir 14,6 milhões de toneladas na safra 2024/2025, um aumento de 18,9% em relação ao ciclo anterior. Até 4 de abril, a colheita já havia alcançado 96,4% da área plantada, o que corresponde a cerca de 4,3 milhões de hectares. Os dados são do Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio), coordenado pela Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja).
A área cultivada neste ciclo cresceu 6,8% e totaliza 4,5 milhões de hectares. A produtividade média foi revisada para 54,4 sacas por hectare, 11,4% acima do registrado na safra passada. A região sul do estado é a mais adiantada na colheita, com 97,5% concluída, seguida pelas regiões centro (96,8%) e norte (91,2%).
A avaliação técnica mostra que 48,2% das lavouras estão em boas condições, 28,2% em condição regular e 23,6% em condição ruim. Apesar do bom desempenho geral, aproximadamente 2,3 milhões de hectares — 52% da área plantada — foram afetados por estresse hídrico, causado principalmente pela falta de chuvas entre dezembro e janeiro, período crítico para o enchimento de grãos.
A estimativa de produção considera uma amostragem de 10,7% da área total. A Aprosoja informa que os dados finais serão confirmados após a conclusão da colheita e da análise por sensoriamento remoto. A meta é atingir 30% de amostragem das áreas plantadas.
Enquanto a soja entra na reta final da colheita, o plantio do milho segunda safra já alcançou 97,4% da área prevista, que é de 2,1 milhões de hectares. A expectativa é colher 10,2 milhões de toneladas, 20,6% a mais que na safra anterior. A produtividade estimada é de 80,8 sacas por hectare. Técnicos alertam para o risco de perdas devido à estiagem prevista entre abril e junho, especialmente nas regiões oeste e sudeste do estado.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.